Como uma ferramenta pode revolucionar o seu método de custeio

Você sabe calcular o custo real de seus produtos?

Muitas vezes nos deparamos com situações nas quais temos que tomar decisões baseadas nos custos de processos produtivos, ter informações corretas é essencial para encontrar a melhor solução.

O Sistema de Avaliações Gerenciais (SAG) é uma ferramenta desenvolvida pelo Doutor Professor de engenharia de produção da UFSC Dante Luiz Juliatto que usa como base o Excel e pode auxiliar a tomada de decisão na sua empresa.

Visão holística: A ferramenta permite ao usuário visualizar quais recursos (insumos, energia, tempo, mão-de-obra…) são consumidos em cada setor da empresa e etapa do processo produtivo. O conhecimento dessas informações torna o custeio do produto extremamente  prático e preciso, uma vez que todos os custos atrelados ao produto são calculados na ferramenta.

Transparência: A partir da visão que os dados oferecem o programa estabelece uma relação da rentabilidade de cada produto. Na situação atual do mercado é extremamente importante focar esforços na produção e comercialização dos itens que oferecem melhor lucro para a empresa. Embora possa parecer óbvio, diversas empresas definem o preço de venda com um método incorreto ou até mesmo sem método que leve em consideração os custos, o que cria um risco elevado de desbalanceamento das contas.

“Você sabia? A maioria das empresas que contratam a EJEP para realizar o SAG descobrem pelo menos um produto em seu portfólio que dá prejuízo!”

Simulação: Um dos diferenciais da ferramenta é a possibilidade de simular o impacto de possíveis modificações nas etapas produtivas, como a realocação de recursos, e também alterações de custos e retornos. Com isso, pode-se testar diferentes cenários além do atual para ajudar na tomada de decisão.

Tomada de decisão: Com o conhecimento de onde a empresa mais deixa de lucrar, o programa auxilia no planejamento de mudanças. Sabendo a situação real da empresa e como as mudanças impactarão na margem de lucro, o empresário pode tomar decisões certas e com confiança.

Assim, o SAG pode ajudar a sua empresa a manter os preços em patamares saudáveis e orientar em que área ações devem ser tomadas para que sejam mais efetivas.

Outros posts