ERP – Enterprise Resource Planning

Hoje em dia, os recursos da Tecnologia da Informação e Big Data são fundamentais para a evolução de empresas de todos os tamanhos. A agilidade de informação e flexibilidade proporcionadas por ferramentas da área podem trazer grandes resultados até em curto prazo. Você já conhece as funcionalidades de um software ERP (Enterprise Resource Manager)?

O Enterprise Resource Planning é um instrumento recente, utilizado no planejamento e programação dos recursos de uma empresa, sendo uma das principais “mãos” do PCP (Planejamento e Controle de Processos). Ele integra todas as áreas da empresa, buscando eliminar completamente o tempo para o deslocamento num contato físico, ou encaminhamento de uma nota ou documento simples.

A informática tem evoluído de maneira muito grande recentemente, e isso contribuiu para que a ERP pudesse contribuir cada vez mais para a empresa, como:

  • Dados inteligentes – Acesso rápido e eficiente a dados de toda empresa auxiliando na tomada de decisão qualificada.
  • Monitoramento de erros – A noção do sistema como um todo e por partes evidencia os erros facilitando encontrá-los e possibilitando a sua correção de maneira quase imediata.
  • Eliminação de planilhas e controles informais – A informatização do controle dos recursos da empresa possibilita um mapeamento de maneira precisa, incrementando a segurança dos dados e evitando a perda ou exclusão de informações.
  • Aumento na eficiência da produção – A troca rápida de dados entre todas as áreas da empresa facilita o andamento de processos internos e também a manutenção de processos externos, possibilitando uma melhoria nos tempos da produção e certamente um aumento na produtividade.
  • Gestão financeira abrangente – Um monitoramento constante do fluxo de valores possibilita uma redução nos erros na contabilidade da empresa, implicando na redução burocrática e evitando multas.

O ERP pode ser adquirido em módulos, atendendo às necessidades específicas de cada ramo do mercado com divisões de produção, manufatura, custos, etc. Os diferentes segmentos de mercado vão demandar diferentes níveis de desempenho nos diferentes critérios competitivos, que são influenciados pelo sistema de manufatura; o que evidencia a importância da escolha do sistema de produção para a estratégia da empresa.

A adoção deste é um investimento, um investimento muito bem aplicado, e não um custo. Toda empresa de médio ou grande porte deve possuir um ERP, por mais simplificado que seja, podendo trazer grandes resultados e influenciando na lucratividade.

Outros posts