O Segredo para Implementação Lean

Redução de desperdícios e otimização de recursos são objetivos chave para obter resultados diferenciados e se destacar da concorrência, você sabe como fazer isso?

Você já pensou em implementar uma das ferramentas do Lean para melhorar algum de seus processos ou para reduzir desperdícios?  Possivelmente sim, sobretudo muitas vezes essas ferramentas podem não responder da maneira desejada, devido à forma em que são desenvolvidas. A metodologia Lean, além de suas ferramentas, possui uma filosofia que precisa ser absorvida por toda empresa para funcionar em sua essência. Para isso existem 5 princípios que definem essa filosofia:

 

  • VALOR: o foco principal de uma empresa deve ser regrado pela busca constante de satisfazer as necessidades do cliente. Dessa maneira o cliente irá definir o valor do seu produto de acordo com o que lhe agrada e atende os seus desejos. Isso será o diferencial para que o cliente escolha seu produto. Por isso, tudo o que não agrega valor aos seus clientes é um desperdício e deve ser eliminado.  Sendo assim, definindo o valor de sua empresa, você poderá cobrar um preço justo aos seus clientes e diminuirá seus custos.
  • FLUXO DE VALOR: após a definição de valor, o segundo passo é realizar uma análise detalhada de cada etapa de seus processos através de um Mapeamento de Fluxo de Valor (leia mais sobre MFV aqui). A partir desta ferramenta serão levantados todos os detalhes da sua cadeia de valor. Com isso, consequentemente serão identificadas: as etapas que agregam valor ao seu processo e por isso devem ser mantidas; as etapas que não agregam valor, porém são necessárias e as atividades que não agregam valor algum ao seu processo e devem ser eliminadas. Diante disso, seus processos ficarão muito mais eficazes e seus custos e desperdícios com etapas desnecessárias reduzirão substancialmente.
  • FLUXO CONTÍNUO: com as etapas que agregam valor definidas, o próximo passo é tornar a sua produção contínua, ou seja, sem interrupções. Para isso deve se levar em conta a redução de estoques intermediários e finais, assim como a análise dos tempos de processamento de cada etapa, padronizando-as e tornando-as mais eficientes. Este pode ser o princípio mais difícil de ser implementado em sua totalidade, mas é de essencial necessidade, pois dessa maneira os produtos serão entregues ao seu cliente quase instantaneamente, diferenciando-se da concorrência.  
  • PRODUÇÃO PUXADA: com o fluxo contínuo já implementado, o objetivo é que a empresa só produza quando o cliente solicita, de acordo com as necessidades especificadas, sendo dessa forma puxada pelo cliente. Esta medida faz com que a empresa reduza os estoques excessivos, que se tornam capital estagnado (leia mais sobre capital imobilizado aqui), e consequentemente reduzindo também a mão-de-obra desnecessária. Dessa maneira, a empresa produzirá no momento certo e na quantidade adequada.
  • BUSCA DA PERFEIÇÃO: por fim, com todos os tópicos implementados e funcionando, o que você deve fazer? Tudo novamente! Uma empresa só estará em constante desenvolvimento se ela estiver a todo o momento buscando novos problemas, e não os ocultando. Dessa maneira, a metodologia Lean nos mostra que devemos estar sempre em busca da melhoria contínua, para padronizar nossas tarefas e critérios de qualidade, a fim de obter um melhor acompanhamento de todos os processos. Com isso, a empresa estará em um frequente processo de agregação de valor e consequentemente fidelizará seus clientes.

 

Dessa maneira, compreendida toda a filosofia de funcionamento do sistema Lean, você deverá a todo o momento transmiti-la aos seus funcionários, para que todos, em conjunto, visam o melhor desenvolvimento da empresa e assim apliquem as ferramentas corretas nos momentos certos.

Outros posts