5 motivos para repensar o Layout da sua empresa

O arranjo físico, mais conhecido como Layout, estuda o posicionamento dos recursos de uma instalação visando definir qual é o melhor local para alocá-los respeitando a estrutura física e o fluxo de maquinários, homens, materiais e informação.

Um projeto em Layout possui o objetivo de reduzir todos os desperdícios do Lean Manufacturing e integrar material, mão-de-obra e equipamento.

Como identificar a necessidade de um novo Layout?

Algumas situações são características de layouts defasados, fazendo-se necessário um rearranjo, como as seguintes.        

  • São criados ou adquiridos novos produtos/serviços, a linha de produção é alterada, modificando assim o método de produção, fluxo de materiais, equipamentos e estocagem de produtos;
  • Os recursos dependentes estão muito distantes entre si, ocasionando um transporte desnecessário;
  • Há cortes de pessoal ou equipamentos, que geram uma diminuição na movimentação de materiais e um novo fluxo de produção;
  • As condições de iluminação, ventilação e temperatura não são satisfatórias.
  • Há grande quantidade de material ao lado das máquinas, esse excesso pode gerar uma falta de espaço tanto para a operação de maquinários quanto para o transporte de matérias e/ou pessoas. Os materiais devem ser apenas os essenciais e eles devem possuir uma faixa demarcando o lugar de manuseio dos mesmos para reduzir a ocorrência de acidentes de trabalho.

Se possuo algum desses problemas, por que devo analisar o Layout da minha fábrica ou escritório?

Porque um Layout eficiente minimiza os custos de transporte, incrementa a segurança, a moral e a comunicação dos funcionários, aumenta a eficiência da empresa, apoia a flexibilidade de produção, entre outros benefícios.

Por meio desse aperfeiçoamento, surge um ambiente melhor, onde é visível a crescente satisfação dos trabalhadores.

O projeto em Layout é de caracterizado por ter aplicação de longo prazo devido ao estudo minucioso da instalação e adequação dos recursos, os quais devem ser alterados minimizando a interferência na produtividade atual para trazer melhorias que vão perdurar ao longo do tempo.

Quer saber mais sobre como Aumentar a Produtividade de sua Empresa? Baixe nosso ebook sobre TRF abaixo.

ebook trf - reduzindo tempo para aumentar a produtividade

Outros posts