5 dicas de sucesso na hora de montar uma Startup

Vimos anteriormente 5 erros no lançamento de um produto da startup https://ejep.com.br/2017/04/11/startup-5-erros-no-lancamento-de-um-produto/. Vejamos agora 5 dicas de sucesso para uma empresa e/ou Startup.

 

1) Desenvolva um Plano de Negócios

Definir como será a estrutura da empresa, qual será o planejamento, tanto estratégico como financeiro é fundamental para uma empresa. É muito importante saber aonde se quer chegar e ter uma estratégia para isso. Colocar em prática é um grande desafio mas é um dos primeiros passos para tirar a ideia do papel e obter os resultados esperados.

2) Esteja disposto a mudar

Ainda mais importante que elaborar um plano de negócios é estar disposto a mudar o mesmo, e às vezes até o formato inicial do negócio em si. Estar disposto a aceitar erros e reconhecê-los tem importância fundamental para o sucesso de uma empresa, e a partir disso reconhecer que mudanças e inovações ajudam a melhorar o negócio como um todo. Além disso, se fixar em um plano de negócios pode acabar resultando em uma falta de maleabilidade do empreendedor podendo ocasionar na perda de oportunidades.

3) Gere valor

Um dos grandes influenciadores no sucesso de uma startup ou não é o cliente, portanto é importante que o cliente veja valor na mesma, para isso acontecer é preciso pensar como o cliente. Perguntas como: “Estou atendendo as necessidades do meu cliente”? e “O que faz o cliente comprar o meu produto e não dos concorrentes?” ajudam a entender o cliente e a partir disso gerar estratégias para atingir o mesmo.

4)Tenha uma equipe de alta performance

Para que um Startup ter grande sucesso, apenas tirar a ideia do papel não é suficiente, é preciso ter uma equipe qualificada e engajada com o sucesso da mesma. Quando o trabalho e as atividades são feitas por um time alinhado e comprometido com a empresa atingir as metas e os objetivos propostos fica muito mais fácil.

5) Tenha um banco de dados

Depois de tirar a ideia do papel uma grande dificuldade de muitos empreendedores é gerir a empresa com eficiência e eficácia. Uma prática que pode ajudar a suprir com essa demanda é o armazenamento e gerenciamento de um banco de dados. Esse procedimento é de grande importância para entender o comportamento da empresa, o que aconteceu e os motivos. Além disso também é uma ferramenta que serve de base para análises para decisões futuras.

 

Leia também: “Problemas enfrentados por empresas sem planejamento estratégico” em: https://ejep.com.br/2017/03/28/problemas-enfrentados-por-empresas-sem-planejamento-estrategico/

 

Outros posts