O Impacto das Terceirizações – como aproveitar a mudança.

Com a nova medida aprovada pelo Planalto no fim de março diversas oportunidades irão surgir, basta analisar onde é vantajoso para o empresário. A regularização das terceirizações visa facilitar a vida do empresariado brasileiro pelo fato de diminuir os custos de mão obra na fabricação dos produtos, tendo em vista evitar as  enormes tributações existentes na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

No entanto, para não cometer um equívoco ao contratar os serviços de outras empresas, é necessário analisar o custo interno de fabricação e o externo (oferecido pelas empresas terceirizadas) para verificar qual é mais benéfico para a empresa levando em conta qualidade, custo e prazo de entrega. A forma de levantar o custo interno é verificar o quanto de recursos (mão de obra direta e indireta) está sendo atribuída ao produto no Centro de Custo (1) analisado e confirmar se é vantajoso terceirizar a etapa.

Uma decisão precipitada por terceirizar pode elevar os custos da empresa, assim como a manutenção de estrutura própria para fazer algo que não seja o foco da sua empresa pode deixar em desvantagem com relação aos concorrentes, uma vez que empresas terceirizadas mais especializadas podem realizar a mesma tarefa por um custo menor, maior agilidade e qualidade.

Tendo esses riscos em vista, a EJEP apresenta uma ferramenta com a qual é possível analisar e levantar os custos de cada Centro de Custo em que o produto passa ao longo de sua produção. O SAG, Sistema de Avaliações Gerenciais, realiza o rateio da mão de obra direta e indireta, além de outros custos atribuídos à produção, tendo assim o custo real do produto. Com o rateio realizado, a ferramenta identifica a margem de lucro dos produtos presentes no portfólio e quais etapas da produção se concentram as maiores gastos.

Tendo essas informações é muito mais seguro fazer a escolha entre terceirizar ou continuar realizando a etapa analisada. Além disso o SAG permite uma visão muito profunda dos processos produtivos e dos produtos, em que aponta custos excessivos de etapas ou produtos, além de capacidade subutilizada. Entenda melhor o SAG nesse post.

Se quiser saber mais sobre a lei das terceirizações nós recomendamos essa página da Época Negócios.

 

Por Yuri Boing.

Outros posts