A Importância de um Layout Bem Planejado

 

Otimizar os processos de produção da sua empresa pode estar relacionado a muitos fatores. Você já parou para analisar o quanto a disposição de máquinas e os fluxos de pessoas, materiais e produtos pode influenciar no resultado dos seus processos?

Se sua empresa apresenta ineficiência das instalações, ambiente de trabalho inadequado, excesso de estoques, manuseios excessivos, fluxo interno confuso ou acúmulo de pessoas, uma mudança de layout pode ser a solução do problema.

“O layout pode ser definido como o estudo do posicionamento relativo dos recursos produtivos, homens, máquinas e matérias. É a combinação das diversas máquinas e equipamentos, áreas ou atividades funcionais dispostas adequadamente.”

Para se definir qual o melhor layout para sua empresa deve-se primeiro delimitar quais os tipos de fluxo, processos e arranjos que regem o local de trabalho. Deve-se levar em consideração também fatores físicos que possam contribuir para um ambiente mais agradável, organizado e produtivo. É importante estar sempre preocupado com alguns fatores fundamentais, como a segurança, conforto dos funcionários, sinalização e facilidade de acessos às máquinas.

Um bom planejamento em layout pode trazer benefícios expressivos como:

  • Melhoria do fluxo interno de pessoas;
  • Melhor utilização do espaço disponível;
  • Facilidade no controle e supervisão das atividades;
  • Redução do tempo entre processos;
  • Redução de custos;
  • Redução da ociosidade de máquinas e funcionários.

A EJEP realiza consultorias em layout para todos os tipos de empresa, de pequeno a grande porte. Além disso, da mesma maneira que um layout bem organizado pode solucionar problemas em um estacionamento, ou evitar filas em um restaurante, também pode aumentar significativamente a produtividade de uma fábrica e reduzir seus custos.

Se você busca uma melhor distribuição interna para sua empresa, entre em contato com a gente!

Deseja saber mais? Leia nosso Case de um projeto de Layout realizado no estacionamento empresa RBS.

 

Outros posts