A Filosofia Lean Aplicada ao Setor de Serviços

 

Quando se fala em Manufatura Enxuta, Sistema Toyota de Produção ou Filosofia Lean, logo nos vem à cabeça a imagem de cadeias produtivas de grandes indústrias, que produzem de acordo com a demanda e sem desperdícios. Contudo, o pensamento enxuto pode ser aplicado a qualquer tipo de negócio, incluindo ao do Setor de Serviços.

 

 

Criado na década de 50, à partir de conhecimentos advindos do que tinha de mais moderno na Engenharia Industrial e de conceitos de religiões e filosofias asiáticas, o Lean Manufacturing foi um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento da indústria japonesa no pós-guerra e também pela criação das bases das cadeias de produção globalizadas.

Contudo, por se tratar de um sistema que preza pelo atendimento ao cliente com alta qualidade, baixos custos e prazos de entrega adequados, o Lean pode ser aplicado também à realidade do Setor de Serviços, como em escritórios, hospitais e nos serviços de transporte.

Para as atividades ligadas aos serviços de saúde, foi criada, inclusive, uma vertente da Manufatura Enxuta específica para a área, conhecida como Lean Healthcare. Tal sistema possibilitou uma maior eficiência administrativa de hospitais e clínicas nos Estados Unidos, Canadá e Europa, sendo atualmente uma tendência para uma gestão voltada para a diminuição de filas, aumento de agilidade e documentação de processos, além de redução de erros e custos indiretos. Um bom exemplo disso é o ThedaCare, um sistema de saúde nos EUA com quatro hospitais e mais de 5 mil funcionários, que, implementando o Lean, conseguiu uma economia de 27 milhões de dólares com uma redução de 25% dos custos globais do sistema.

 

Além disso, em um artigo publicado pelo Lean Institute Brasil, outros exemplos da aplicabilidade da filosofia enxuta para serviços foram citados:

 

1. Construção Civil: aeroporto no Japão

 

Como uma das atividades de mais significativa importância nas economias nacionais, a construção civil em diversos países do mundo, depois de décadas tentando implementar os conceitos da produção em massa para fazer frente aos enormes desperdícios do sistema artesanal prevalecente, tem despertado para os conceitos Lean nos últimos anos.

Um exemplo divulgado em “Lightening the load: Airport cuts costs using Toyota as guide” no jornal Asahi Shimbun é a construção do Aeroporto Internacional de Chubu no Japão que mostra a eficácia dos métodos da Toyota para reduzir os custos da construção.

A Central Japan International Airport, empresa responsável pela construção da obra, que tem como presidente Yukihisa Hirano, um ex-diretor da Toyota, estimou originalmente a construção do aeroporto em 768 bilhões de yens, mas teve seu custo reduzido em 16% no final do projeto.

 

2. Sistema de Saúde nos EUA

 

Os custos nos sistemas de saúde em todo o mundo continuam crescendo exponencialmente com a justificativa de ordem médica que a saúde das pessoas não tem preço. Mas, ultimamente, questiona-se cada vez mais esse fato tendo em vista ser possível, com a aplicação de novos métodos de trabalho, não apenas melhorar a qualidade dos serviços como também reduzir seus custos.

Uma matéria publicada no Wall Street Journal (Toyota methods help to increase hospitals’ efficiency) mostra que a aplicação dos conceitos Lean ganhou força no Sistema de Saúde norte-americano. Os exemplos mostrados referem-se a hospitais da região de Pittsburg e nos Estados de Virginia, Iowa, Wisconsin. Na unidade de terapia intensiva do Hospital Geral de Allegheny, Pittsburg, técnicas como solução rápida de problemas, buscando a causa raiz desses, tem trazido resultados econômicos significativos, em parte resultante, por exemplo, da redução de infecções hospitalares.

Outras áreas de atuação dizem respeito à criação de fluxo, otimização de recursos, redução de lead times em diversas áreas e tipos de atividades nos hospitais.

 

3. Aviação comercial

 

O setor de aviação comercial tem sido um dos mais afetados nos últimos anos pelas mudanças econômicas e políticas. Os problemas financeiros continuam para a grande maioria das empresas do setor, embora hajam sinais de recuperação nos volumes de pessoas transportadas.

Os problemas vão muito além dos traumas causados pelo 11 de Setembro e pelo aumento do terrorismo internacional, estando muito mais relacionados ao obsoleto modelo de negócios adotado pelo setor em todo o mundo praticamente desde a sua origem.

Aproveitando a experiência acumulada com os conceitos Lean nas empresas líderes do setor da produção dos equipamentos como a Boeing, Airbus, Pratt & Whitney, Rolls Royce, GE etc, as empresas prestadoras do serviço comercial estão buscando, embora ainda timidamente, uma saída através das práticas Lean de modo a melhorar a eficiência de sua operações e, com isso, reduzir os custos do sistema.

Olhando internamente para as operações das empresas, nota-se que elas têm problemas crônicos de gerenciamento que podem ser atacados pelos conceitos Lean. Ativos não utilizados adequadamente, equipamentos projetados tipicamente a partir dos conceitos da produção em massa, aviões permanecendo muito tempo no solo para manutenção, trocas ou mesmo por falta de demanda, etc. E clientes não satisfeitos.

Sendo assim, o Lean se consolidou como uma forma moderna e eficaz de gerenciar negócios, não só na Indústria, sendo atualmente uma maneira de as empresas conseguirem diminuir desperdícios e otimizar recursos, buscando se sobressair às intempéries oferecidas pela atual conjuntura da política macroeconômica nacional.  

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