O Lean na Construção Civil

Provavelmente você já deve ter escutado falar em sistema de produção enxuta ou então sistema Toyota de produção, ou ainda lean manufacturing, certo? Esta é uma filosofia que vem cada vez mais atraindo os olhares de gestores de indústria que buscam reduzir seus desperdícios e aumentar sua produtividade. Mas você sabia que ela também pode ser implementada no setor de construção civil? Estamos falando do lean Construction.

Um dos problemas mais frequentes enfrentados na indústria nacional da construção civil é o desperdício, que gera gastos além do planejado. Além disso, outro fato que constantemente intriga principalmente os clientes é o prazo de entrega das obras, que são prorrogados uma ou mais vezes, na maioria dos casos. Com isso, as empresas vêm buscando soluções a fim de sanarem esses problemas para, além de economizar em materiais e mão de obra, satisfazerem seus clientes e encontram no lean construction uma ótima saída para seus problemas.

Dessa forma, o lean contruction surgiu baseado no lean thinking, que engloba desde a gestão da produção até a entrega do produto. Para que a filosofia seja colocada em prática, ela deve seguir os mesmos princípios de qualquer outro segmento do lean, seja em serviços ou manufatura (conheça os 5 princípios do lean aqui).

Sendo assim, no processo de melhoria contínua, é estudado e desenvolvido o layout ideal da obra, a fim de facilitar o fluxo produtivo, seguindo a ordem dos processos e diminuindo os desperdícios de tempos. Para isso também, torna-se bastante interessante e viável o uso da metodologia Just-in-Time, a fim de que a matéria prima chegue ao local somente quando necessário.  Além disso, diversas outras ferramentas e metodologias podem ser implementadas para o melhor funcionamento da construção como:

Gestão Visual:

A fim de expor para todos os funcionários o desenvolvimento do projeto, indicadores de desempenho, manuais de processos e ferramentas facilitadoras, como o Kanban, para auxiliar no abastecimento de matéria-prima. 

5s:

Visando deixar apenas os materiais necessários, de maneira organizada, mantendo maior limpeza e saúde em geral neste ambiente de trabalho tão hostil de uma obra;

Andon:

Ferramenta que auxilia no controle do andamento dos processos. Na maioria das vezes é implementada como um sistema de luzes na sala da administração, no qual a cor verde representa que o serviço está sendo executado normalmente, a cor amarela indica alguma falha que pode gerar uma parada de produção e a vermelha demonstra que a equipe parou por falta de condições de produção;

Supermercado:

Tem como objetivo facilitar o acesso de matéria prima por parte dos trabalhadores, de modo que ela fique em locais mais próximas do local que serão devidamente utilizadas;

Poka Yoke:

Normalmente são dispositivos sonoros ou visuais a prova de erros, a fim de diagnosticar defeitos em processos de execução ou utilização de matéria-prima. Eles têm o poder de parar todo o processo até que a causa do problema seja encontrada.

Estas são apenas algumas das possibilidades que a filosofia lean pode trazer para a construção civil, mas elas por si só, se mal implementadas, podem se tornar improdutivas e desnecessárias. Para que isso não aconteça, a EJEP pode lhe mostrar quais são as opções mais adequadas para solucionar o seu problema em específico. E lembre-se, o lean está pautado no desenvolvimento e envolvimento das pessoas, que precisam estar em constante busca por melhorias em seu dia a dia.

Clique aqui para acessar o Ebook de Kanban.

 

-Por Gabriel Canonica.

 

Outros posts