Manufatura Enxuta: Desburocratizando o Sistema Produtivo

Nós costumamos criticar muito empresas estatais, pela sua burocracia demasiada, a qual cria barreiras na produtividade do sistema, impedindo que o mesmo trabalhe em sua capacidade ótima. Então por que permitimos que barreiras físicas e culturais, que podem ser tão prejudiciais quanto as supracitadas, sejam estabelecidas em nossas organizações?

 

Normalmente este tipo de problema se inicia por falta de atenção aos detalhes, alto foco em trabalhar cada vez mais, produzir cada vez mais, enquanto o básico, buscar alocar da melhor maneira os recursos disponíveis, eliminando desperdícios, acaba sendo deixadode lado.

Uma forma de melhorar esta situação, é através da internalização da filosofia do Lean que é altamente difundida em todo mundo, tendo suas origens no sistema Toyota de produção, desenvolvido em épocas de guerra e escassez. No entanto, para que seja implementada de maneira correta, é necessário criar uma boa base cultural e conscientização sobre desperdícios. E é aí que entra a necessidade da manutenção de um bom 5s.

5s é uma das muitas ferramentas do Lean Manufacturing, a qual objetiva trazer melhorias do espaço físico de trabalho, na gestão cultural da organização, de relacionamento entre colaboradores, além de trazer outros benefícios como o aumento de conforto, segurança, saúde e disciplina dos funcionários.

A realização de um projeto nessa área, envolve a passagem da organização por 5  sensos, trazendo o que há de melhor em cada um para a realidade da organização. Sendo cada um deles focado em resolver problemas como os exemplificados a seguir:

 

  •  Senso de Utilização: alta ocupação do espaço produtivo por materiais, máquinas, lixos, desnecessários ao sistema produtivo;
  •  Senso de Organização: grande desperdício de tempo por parte dos colaboradores para conseguir executar suas tarefas, devido à desorganização dos recursos e ferramentas nos postos de trabalho;
  •  Senso de Limpeza: problemas de contaminação de produtos, espaço físico desagradável;
  •  Senso de Saúde: absenteísmo devido à problemas causados por condições de trabalho indesejáveis, redução de produtividade devido à proliferação de doenças e mal estar;
  •  Senso de Autodisciplina: falta de comprometimento dos colaboradores com os outros sensos, com a gestão de desperdícios da empresa e com a filosofia de melhoria contínua.

 

A aplicação desta metodologia é relativamente simples, necessitando apenas de pessoas com tempo disponível, engajamento e experiência, pois, sensibilizar todos os integrantes da organização, afim de fazê-los acreditarem nos resultados que essa ferramenta pode propiciar, apesar de não ser uma tarefa fácil, é totalmente factível.

Caso você tenha interesse em aplicar o Lean em sua empresa, agora você já sabe por onde começar.

Saiba mais sobre a filosofia Lean aqui.

Por: Gabriel Sasso Zanette

Outros posts