Mercado Gráfico – Estratégia e Concorrência

O mercado nacional de gráficas foi um dos setores bastante afetados pela crise econômica que afetou o país nos últimos anos. Isso se deve, principalmente, por uma queda de vendas das indústrias em geral. O consumidor possuindo menor poder de compra, ocasiona em uma queda de vendas nas empresas e consequentemente no setor gráfico, que possui o seu maior percentual de faturamento relacionado à impressão de embalagens para confecção de produtos.  

De acordo com um estudo setorial da indústria gráfica no Brasil realizado pela ABIGRAF (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) o setor possui como maior problema o alto nível de concorrência, e a queda nas vendas faz com que esse fator tenha um impacto ainda maior.

Quando o mercado não está economicamente favorável cabe às empresas procurarem uma forma de se moldar internamente para se adaptar conforme o ambiente externo. Sendo assim, decisões estratégicas precisam ser tomadas para que tais mudanças sejam eficazes.

Como recurso para realização destas mudanças muitas empresas optam pela realização de um Planejamento Estratégico. É através dele que empresas conseguem entender como se dão as interações entre o ambiente interno e o externo à empresa, e como estas podem ser aproveitadas para uma diferenciação da concorrência.

Segue abaixo tópicos que evidenciam o benefício da reformulação da estratégia neste tipo de mercado:

  • Pesquise e analise a concorrência: monitorar a concorrência facilita o entendimento de quais são as tendências do mercado atual e como os concorrentes estão se comportando com relação à isso, favorecendo a diferenciação do seu produto ou serviço.
  • Utilize uma boa estratégia de marketing: a estratégia da empresa deve ser baseada no tríplice: conteúdo, produto, relacionamento com o cliente. Enquanto o relacionamento com o cliente visa construir laços, as ações de conteúdo visam engajar o cliente e as iniciativas de produto captar o mesmo, construindo assim um processo de venda eficaz.
  • Defina uma relação entre empresa e mercado: entender quais as vantagens competitivas sua empresa possui e como elas podem ser utilizadas para favorecer o sucesso da empresa é de fundamental importância para uma estruturação estratégica assertiva. Como ferramenta de suporte pode ser utilizada a matriz SWOT.
  • Crie uma cultura de inovação: empresas que inovam constantemente estão mais suscetíveis à bons resultados e destaque no mercado de atuação. Os insumos que a realização de um Planejamento Estratégico proporciona à empresa faz com que ela obtenha uma maior flexibilidade e responsividade frente às adversidades do mercado, favorecendo a competitividade da mesma.
  • Crie um método de controle: ter formas de monitorar o desempenho de sua empresa frente aos objetivos estratégicos definidos favorece a tomada de ações e direcionamento da mesma para a estratégia definida.

Para que empresas superem momentos macroeconômicos desfavoráveis é necessário que alternativas sejam analisadas e fundamentadas, para que a organização defina quais destas representam o maior potencial de lucratividade em um longo prazo.

O mercado gráfico tem boas perspectivas para aqueles que conseguirem se adaptar de forma assertiva, para os demais que não conseguirem tal feito ou não buscarem por mudanças internas terão que esperar a crise passar.

Por: Ivo Rischbieter Junior

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