Planejamento de Estoques na rede farmacêutica

O Brasil foi marcado pela crise nos últimos anos em vários setores da economia, o que afetou diretamente o perfil de compra do brasileiro, passando a controlar seus gastos e a reduzir compras supérfluas. Desse modo, houve uma queda de venda significativa no setor de serviços, entretanto um segmento que continuou em constante crescimento, mesmo nesse cenário desfavorável, foram as redes farmacêuticas.

Em paralelo com este crescimento, aumentou-se a concorrência entre a rede, sendo primordial tomar medidas visando aumentar a competitividade da empresa no mercado. Devido ao portfólio variado de produtos e geralmente pouco espaço disponível para estocagem, é de suma importância uma gestão de estoque estratégica, garantindo um planejamento adequado, buscando atingir bons rendimentos através do maior giro possível sobre o capital investido na empresa.

A Gestão de Estoques visa que a empresa ofereça os produtos certos na hora certa com o menor custo.  Através de insumos, como parâmetros de estocagem (ponto de pedido, quantidade de estoque máximo e mínimo e estoque de segurança) e um modelo de previsão de demanda, o qual tem como objetivo auxiliar no processo de decisão, é desenvolvido um modelo de gestão de estoques.

Um planejamento assertivo do estoque é indicado para o bom funcionamento de vários tipos indústrias e empresas, se aplica em toda rede farmacêutica mas recomendada principalmente na área de manipulação devido a perecibilidade dos produtos, assim é necessário calcular a quantidade “ótima” das matérias-primas adquiridas relacionadas ao prazo de validade das mesmas, possuindo estes, prazos menores dos medicamentos industrializados.

O controle de estoques previne o excesso de produtos e até mesmo a falta deles, assim garante um bom atendimento ao cliente, por sempre ter o produto a mão, além de diminuir os custos com espaço e produtos parados. Com esse controle rigoroso de compras, é possível evitar o comprometimento do capital de giro e manter a saúde financeira da empresa.

Se interessou e quer saber mais como gerir o seu estoque? Entre em contato!

 

-Por Marcela Aguiar.

Outros posts