Os Benefícios do PCP para o seu Sistema Produtivo

O mercado dá cada vez mais sinais de que empresas mal estruturadas não são bem vindas. Para auxiliar em uma gestão adequada da empresa, implementa-se o chamado Planejamento e Controle de Produção (PCP).

Tal planejamento é encarregado por alocar recursos operacionais de produção desde o planejamento, programação ao controle. Este processo é utilizado no gerenciamento de atividades de produção, a fim de dar suporte à gerência nos momentos de tomada de decisão.

A implementação correta do PCP possibilita atuar com precisão em possíveis desvios e falhas de processos. Além disso, permite agir diretamente na melhoria do produto, para que tenha melhor adesão ao mercado. Impacta também na diminuição de custos operacionais, já que adéqua a produção e os estoques às necessidades.

De forma geral a função do PCP é organizar, padronizar e sistematizar o processo produtivo. Assim garante que a empresa conseguirá ter uma produção mais segura, programada, facilitada e com menor custo. Aumenta também sua produtividade pois os esforços estarão focados de maneira correta.

Os Benefícios do PCP para o seu Sistema Produtivo

Mas pra que serve toda essa implementação? Quais são os Benefícios do PCP para a sua empresa?

As principais vantagens que o planejamento e controle de produção traz à empresa após a sua implantação e seu contínuo controle são:

Os Benefícios do PCP

Suporte à tomada de decisões

Devido a necessidade de muitos dados e históricos de demanda, estes estarão sempre disponíveis para serem consultados quando necessário, auxiliando nas tomadas de decisões.

Resultados consistentes

Identificação dos pontos fortes e fracos da determinada produção, conseguindo assim definir a melhor ordem de prioridade para atacar os possíveis problemas.

Compatibilidade entre Produção e Comercial

O PCP traz maior comunicação entre os setores, o que resulta em melhor entendimento das áreas como um todo. Assim as vendas serão compatíveis com a capacidade produtiva da empresa.

Sistematização do processo produtivo

Permite padronizar e consolidar a maneira mais eficiente de gerir o sistema produtivo. Torna rotina utilizar os recursos com o mair nível de aproveitamento possível.

Redução de custos

MAIOR o controle significa MENOS perdas, retrabalhos, desperdícios, e, respectivamente maior redução dos custos, o que permite aumento do faturamento da empresa e sua produtividade.

Desta forma, a implementação do PCP traz consigo benefícios a longo prazo, como a facilitar a avaliação de recursos que se encontram sobrecarregados ou ociosos, possibilitando atuar em seu lead-time. Entre outras atuações e análises voltadas para a parte estratégica da empresa e sua produtividade.

Quer ir mais além? Veja motivos e benefícios que o PCP trará para a competitividade da sua empresa com nosso ebook grátis! baixe aqui.

aumente a produtividade e reduza os custos de sua empresa

-Por Amanda Bressan

Outros posts