O PCP e a Redução de Custos

Como reduzir custos? Essa é uma pergunta frequente em muitas empresas, especialmente em momentos com a economia caótica como a brasileira. Existem diversas formas de atacar esse ponto, uma delas é com a estruturação de um sistema de PCP (Planejamento e Controle da Produção).

Porque se preocupar com o PCP?

O mercado está cada vez mais exigente e somado a isso temos o aumento da concorrência entre as empresas. Assim, tornou-se  primordial planejar, programar e controlar o que se produz para que uma indústria tenha sucesso. Sem essas três etapas, o processo de produção torna-se mais difícil, trabalhoso e nem sempre obtém os resultados desejados.

Uma boa gestão é essencial para o crescimento e reconhecimento de uma empresa. Para que seja atingido, as indústrias necessitam de um sistema que aumente a sua eficiência e rendimento por meio da administração de sua produção. Isso é exatamente o que o PCP faz!

pcp

Como o PCP pode ajudar a sua empresa a reduzir custos?

O Planejamento e Controle da Produção (PCP) auxilia o gerenciamento das principais operações de uma empresa atuando no longo, médio e curto prazo. Assim, existem algumas formas de como o PCP pode ajudar as empresas a reduzirem seus custos, como por exemplo:

Menor prazo médio de estoques

Com o PCP, é possível prever melhor sua demanda, e consequentemente, dimensionar melhor seu estoque, diminuindo assim a quantidade de capital parado. Essa medida diminui o capital de giro necessário para manter seu negócio funcionando, permite uma alocação mais racional dos recursos financeiros e traz economia.

Redução do custo financeiro das compras

Com uma boa previsão de demanda é possível prever a quantidade de matéria-prima que será necessário para os próximos períodos de produção. Isso evita compras de emergência com preços não muito atrativos. Assim, é possível negociar descontos e formas de pagamentos com os fornecedores.

Lote econômico

O custo de estocagem pode ser reduzido consideravelmente se você usar a metodologia de lote econômico de compra. A fórmula usada leva em conta variáveis como demanda, tamanho do lote, custo do pedido, estoque médio e custo unitário.

Dimensionamento de capacidade

O PCP também auxilia no conhecimento da capacidade de sua empresa. Com ele é possível verificar se alguma máquina ou setor se encontra ocioso. Possibilitando assim, uma melhor alocação dos recursos da empresa de maneira que se produza de maneira mais eficiente.

Os benefícios do PCP são muitos, principalmente quando há necessidade de reduzir custos, assim como os problemas causados por falha na sua estruturação. Para não correr riscos e minimizar problemas de planejamento produtivo, baixe nosso ebook completo com o passo a passo para a implementação do PCP e leve sua empresa ao topo!

pcp

-Por Yasmin Melo

Outros posts