As dificuldades encontradas pela Indústria Moveleira

A indústria moveleira brasileira é a quinta maior do mundo e possui cerca de 17 mil fábricas. Todavia, os efeitos da crise geraram baixa produtividade nas empresas e ainda se fazem presentes. Para o setor moveleiro não está sendo diferente.

O mercado moveleiro vive hoje um excesso de oferta relacionado a queda expressiva de demanda. Além das dificuldades do cenário econômico, o setor é comumente marcado pela desorganização operacional e gerencial das fábricas, tornando o seu maior problema o desperdício de matéria prima e mão-de-obra, o que está diretamente relacionado à baixa produtividade. Esses fatores tornam os custos de produção mais elevados, consequentemente diminuindo a competitividade.

Quando se fala em baixa produtividade e necessidade de manter o negócio, muitas empresas se preocupam com o planejamento da sua produção mas não sabem como fazê-lo. Alguns questionamentos são comuns quando o assunto é fabricação de móveis, alguns deles são:

“Como planejar minha produção se não sei o que será pedido?”
“Como controlar se não tenho conhecimento do que está sendo produzido?”
“Como devo escolher o que produzir antes a fim de cumprir o prazo acordado com o cliente?”
“Como devo produzir para que não falte matéria prima?”

Devido a grande variedade e baixo volume de produtos produzidos, atrelados a dificuldade de realizar um planejamento da produção, o PCP (planejamento e controle de produção) é uma ferramenta que entra na empresa com o objetivo de elaborar ações que respondam questionamentos como os citados acima.

Essa ferramenta é indicada para qualquer tipo de empresa, independente do setor em que esteja inserida. No caso da indústria moveleira, a aplicação traz resultados expressivos como

Melhor utilização de recursos
Redução de estoque de produto acabado
Redução de custos
Aumento da produtividade da mão de obra
Melhora na determinação e cumprimento dos prazos de entrega
Redução do lead time dos produtos

Além de todos esses benefícios, o PCP também possibilita uma maior integração informacional dentro da empresa. Você pode conhecer um pouco mais sobre como o PCP auxilia a redução de custos clicando aqui.  Se interessou? entre em contato!

Num mercado altamente competitivo, uma empresa que possui gerência e colaboradores trabalhando alinhados em busca de um mesmo objetivo tem melhor relação com seus clientes e maior chance de consagração no mercado.

 

-Por Maria Laura Bion Nunes

Outros posts