Distribuição na Indústria Cervejeira

A indústria cervejeira está inserida em um mercado cada vez mais competitivo. Ela ocupa a terceira posição no ranking mundial de produção e movimenta cerca de 74 bilhões de reais. Desse modo, acarreta uma forte concorrência que impulsiona as empresas a aperfeiçoarem suas estratégias e reduzir seus custos.  Com o crescimento relativo do mercado, é crucial que a empresa esteja atualizada em novos métodos que foquem no aumento de produtividade tanto na parte administrativa quanto na produção.

O setor cervejeiro depende de uma ampla rede de distribuição para alavancar suas vendas. Devido ao foco no domínio de mercado, necessita-se de reabastecimento constante para evitar falta de um certo tipo de produto no estoque. Considerando a estrutura deficitária da malha de transportes, o abastecimento pode se tornar um obstáculo para as empresas. O que acarreta uma grande insatisfação no cliente que procura por aquele tipo de cerveja.

Descubra se sua empresa está lutando corretamente contra os problemas. 

Fatores que impactam a distribuição

Existem vários fatores que impactam na logística do transporte no ramo cervejeiro. Alguns deles são a otimização de carga, terceirização do processo e a sazonalidade de vendas. Esses fatores podem ser bem planejados com a utilização de uma estratégia logística, assim otimizando processos e prevenindo perdas.

Um dos maiores desafios que o setor enfrenta está relacionado à distribuição de produtos,  pois o nível de detalhes que envolvem esta operação é alto. Planejar e criar formas de controle efetivo da movimentação e armazenamento dos produtos gera maior rentabilidade na distribuição. Isso acaba por facilitar o fluxo de produtos. Portanto, um dos objetivos principais do setor é montar uma logística calculada para distribuição das bebidas, visto que o core business de uma grande cervejaria está tão relacionado com a distribuição quanto com a fabricação em si.

Quer saber mais sobre logística? Entre no site de nosso parceiro GeLog.

 

– Raquel Stefan e Elisa Cabral

Outros posts