5 Problemas Gerados por Desperdício nas Empresas

Desperdício nas empresas é mais comum do que se pensa. Pode ocorrer de várias maneiras, seja por superprodução, espera, movimentação, processamento inapropriado ou outros. Estes fatores agem em empresas de todos os setores, seja indústria, comércio ou até serviços. Confira agora 5 problemas gerados por desperdício nas empresas!

Problemas Visíveis e Ocultos

Existem dois tipos de desperdícios nas empresas: os visíveis e os ocultos. Se um problema está oculto, é fundamental que seja descoberto e eliminado antes que acabe crescendo muito, trazendo mais problemas para a empresa.

Capital Parado

Um exemplo seria o Capital Parado, e esse é um dos problemas mais comuns. Pode ocorrer como estoque entre os processos, estoques finais  (bens físicos), mais comum em empresas com linha de produção. Ou até por uma fila de clientes a serem atendidos na venda de um produto virtual. Portanto, o capital parado é uma liquidez a menos para a empresa, e em grandes quantidades prejudica a saúde financeira.

Refugo

Quanto maior a quantidade de defeitos no processo, também maior a quantidade de Refugo. Perder produtos devido a erros de máquina ou operador é comum, porém quando a quantidade aumenta muito e acaba representando uma parte considerável da produção, é de se preocupar.

Esse problema não é apenas das indústrias, mas para empresas que tratam da parte intelectual. Um projeto que teve várias horas de desenvolvimento e foi descartado antes da entrega, também é refugo. Pois foram desperdiçados tempo dos colaboradores e outros recursos.

Retrabalho

Retrabalho é desperdício em dobro: Se processa algo uma vez, então gasta-se recursos novamente para refazer o produto. Vem das mesmas origens que o refugo, porém neste caso o produto ainda tem “salvação”.

Desperdício para os clientes

Um dos problemas mais visíveis é o Atraso na Entrega ao Cliente. Ele é gerado por várias falhas na empresa, seja por aquelas pequenas paradas que se acumulam durante o dia, ou uma grande parada devido à uma quebra de máquina que poderia ter recebido manutenção. Tempo é um dos recursos mais importantes na vida de uma empresa, e  a satisfação do cliente é de maior valor ainda.

desperdícios nas empresas


O Custo de uma Entrega Urgente
é sempre maior do que a de um processamento normal, e desperdícios de tempo na produção acabam fazendo com que estes custos cresçam rapidamente, encarecendo o custo do produto final.

Conclusão

Uma produção organizada e bem planejada evita todos esses problemas. Um primeiro passo para começar a organizar a produção/gestão da sua empresa é o mapeamento e a padronização de processos. Para saber mais sobre como esse método pode impactar sua empresa, acesse esse post ou para conhecer a metodologia baixe nosso ebook gratuito.

ebook mapeamento de processos

-Por Davi Terra

Outros posts