Tempo de Setup: 7 Sinais de que sua Empresa Precisa Reduzi-lo Agora

O mundo corporativo está extremamente competitivo, pois as empresas estão constantemente buscando aumentar sua produtividade e reduzir desperdícios a fim de adquirir vantagens em relação às concorrentes. É muito comum que se busque localizar e eliminar imediatamente as ineficiências do processo produtivo. Como por exemplo, um tempo de setup elevado, que é quando estão ocorrendo muitas perdas devido ao tempo ocioso da preparação das máquinas.

Quando as trocas de setup não vêm ocorrendo de forma eficaz, seu custo se torna elevado. Assim, muitas empresas arcam com grandes estoques intermediários e aumentam o tamanho de lotes para tentar corrigir o problema.

Além disso, um tempo elevado de setup pode indicar que estão complicando a operação. O que poderia ser simples ao se efetuar a troca, em alguns casos até trivial. Por exemplo, como substituir algumas regulagens por engates rápidos, o que normalmente não exige grandes investimentos.

tempo de setup como reduzi-lo

Fatores principais

Vários fatores podem indicar uma necessidade de redução do tempo de setup para atingir os seus objetivos. Abaixo listamos, com base na nossa experiência de 26 anos de projetos em Santa Catarina sobre o assunto, alguns sintomas que indicam a necessidade de uma atuação sobre o problema:

  • Capacidade produtiva insuficiente: Quando a demanda de pedidos é superior a capacidade produtiva, as taxas de ocupação das linhas se tornam muito elevadas. Assim, não dando margem para paradas desnecessárias.

 

  • Falta de flexibilidade na produção: Caso a empresa tem por objetivo produzir uma variedade maior de seus produtos com o mesmo tempo disponível. Muito importante também no caso de se desejar incluir novos produtos ao seu portfólio.

 

  • Lead-times altos: Quando se tem dificuldade em reduzir o tempo de entrega de produtos específicos para os clientes.

 

  • Grandes lotes: Por conta das ineficiências do processo produtivo, a empresa não consegue reduzir o tamanho de lotes. Ao menos, que isso implique em maiores problemas.

 

  • Falta de regularidade nos tempos de troca: A situação onde uma mesma troca de ferramentas apresenta grandes desvios em relação ao tempo em que ocorre. Isto indica uma falta da padronização desse procedimento. O que pode trazer instabilidades para todo o processo produtivo da linha que está inserida.

 

  • Estoques intermediários e gargalos: Dificuldade em fazer a produção fluir, muitas vezes implicando em baixos índices OEE’s, por conta das ineficiências de qualidade e produtividade do processo.

 

  • Custos de produção elevados: Ao reduzir custos produtivos, a empresa ganha flexibilidade quanto ao preço de venda e o lucro. Uma troca rápida de ferramentas é um investimento que costuma trazer grandes reduções neste aspecto. Pois dependendo do custo da hora parada do maquinário, o payback é muito rápido.

Uma troca rápida de ferramentas pode trazer diversos benefícios para uma empresa com qualquer uma dessas dificuldades. Pois além aumentar a produtividade, cria um ambiente melhor para todos os colaboradores, pois integra todos em busca de soluções. Essas integrações são feitas por meio de eventos de melhoria (Kaizen), que melhoram o clima organizacional da empresa.

A técnica de TRF pode lhe ajudar a aumentar a produtividade e reduzir esse tempo de setup de forma efetiva. Para saber mais sobre a metodologia e como aplicar na seua empresa leia nosso ebook sobre Troca Rápida de Ferramentas.

ebook trf - reduzindo tempo para aumentar a produtividade

Outros posts