Como Aumentar a Produtividade de Empresas

Por que aumentar a produtividade de empresas?

Com o crescimento gradativo da competitividade global, é necessário sempre estar em busca de aumentar a produtividade de empresas, com melhorias para se adequar as necessidades dos clientes e não perder para concorrência. Caso contrário, é inevitável que as dificuldades aparecerão.

É com esse objetivo,  que a filosofia lean prega a cultura de insatisfação constante com a situação atual da empresa. Sempre encarando falhas como oportunidades de melhoria e não como problemas.

Diante disso, o lean (sistema enxuto de produção), vem crescendo continuamente nos mais diversos setores, como indústria, serviço ou comércio.

Entretanto, visando o retorno financeiro imediato, muitas empresas acabam falhando na implementação enxuta, tomando iniciativas erradas ou pulando degraus básicos.

5 passos da implementação enxuta para Aumentar a Produtividade de Empresas

Aumentar a Produtividade de Empresas com Lean

1. Estabilidade Básica

Para aumentar a produtividade de empresas e poder implementar as principais metodologias lean, o primeiro passo é atingir a estabilidade básica. Para tanto é essencial que sua empresa tenha o 5s  internalizado. Além disso, os colaboradores devem identificar instantaneamente desvios do estado padrão ideal de trabalho, visando identificar falhas.

Para que isso ocorra é necessária uma gestão visual bem desenvolvida. Com isso, sua empresa conseguirá identificar eventuais desperdícios e estará apta para continuar a implementação lean.

2. Sustentação

A sustentação a atuação em três frentes:

  • Nivelamento: Para que os funcionários possam executar suas funções de maneira exímia e trazer os resultados esperados, eles não podem estar ociosos e muito menos sobrecarregados. As funções devem ser divididas de acordo com que não se criem gargalos em sua produção.
  • Trabalho Padronizado: Para que se possa identificar toda e qualquer falha na produção é necessário que as atividades estejam padronizadas e bem definidas.
  • Melhoria Contínua (kaizen): É importante salientar que padrão não é sinônimo de conforto, deve-se estar constantemente em busca de melhorias nos processos, visando sempre adequar e aperfeiçoar o padrão.Aumentar a Produtividade de Empresas com lean

3. Just-in-time

Após ter uma base bem definida, é necessário levantar os pilares. O primeiro deles, just-in-time (planejamento e controle da produção), tem como objetivo produzir no momento certo. Ou seja, nada deverá ser comprado e/ou produzido sem que haja necessidade, visando apenas produção para atingir a demanda necessária e não a formação de estoques.

4. Jidoka

O segundo pilar é autonomação (automação com o toque humano). Ou seja, os colaboradores devem sempre estar aptos a parar a produção a medida que anomalias forem detectadas. Com isso, sua empresa irá solucionar o problema no momento exato, evitando com que defeitos se propaguem e gerem posteriormente desperdícios.

5. Envolvimento das pessoas ao Aumentar produtividade de Empresas

Por fim, o passo chave para o sucesso da implementação enxuta é o envolvimento de todos os colaboradores da empresa.

Para isso, eles devem ter total conhecimento do funcionamento de todos os passos anteriores e da filosofia lean como um todo, tendo o senso de insatisfação, sempre em busca de melhorias, internalizado.

Caso este pilar não esteja bem desenvolvido, desde os operadores até a gerência, dificilmente o restante será mantido.

Dessa forma, sua empresa sempre estará à frente da concorrência, buscando e executando melhorias constantemente.

Com isso, seus produtos terão os menores custos, menores prazos e maior qualidade, com o objetivo de atingir todas as necessidades do seu cliente.

Para garantir o envolvimento das pessoas, e garantir que a empresa tenha o sucesso desejado por seus diretores e empresários criamos um guia da metodologia 5S. Baixe agora mesmo e sucesso!

ebook filosofia 5S - Guia para melhorar o clima organizacional da sua empresa

– Por Gabriel Canônica

Outros posts