Como trazer Estabilidade Básica para a sua Empresa

Dentro de um contexto produtivo onde é fundamental aumentar a produtividade das empresas, diversos problemas ou variáveis devem ser consideradas para se evitar situações inesperadas. Fatores como falta: de materiais, mão de obra, padronização, ou até mesmo uma produção parada geralmente são os culpados da falta de estabilidade.

O pensamento enxuto (Lean Manufacturing) é geralmente representada pela “Casa da Toyota”. A primeira etapa na estruturação de um processo produtivo Lean é representada pela Estabilidade Básica. Tal busca justamente sustentar todo o processo e fornecer um cenário propício para implementar conceitos mais complexos dos outros pilares.

estabilidade básica em um processo produtivo lean
Casa Toyota

Neste post iremos abordar sobre essa etapa muito importante para o desenvolvimento da sua Empresa como um todo.

Estabilidade Básica

Semanticamente, “Estabilidade Básica” traz a ideia de um processo estável, constante ou sem variações, que tenha uma função fundamental para se estruturar algo mais complexo e se tornar mais competitivo no mercado.

A Estabilidade Básica é quando se tem a confiança de que todos os recursos básicos, no caso, os 4M’s (Máquina, Mão de obra, Método e Material), funcionarão conforme o planejado. Ou seja, representa a eliminação da instabilidade ou irregularidades gerais da produção, reduzindo desperdícios e sendo mais eficiente.

Desta forma, para se atingir uma Estabilidade produtiva, deve-se atacar as 4 frentes de recursos com diversas metodologias e ferramentas. O pensamento a médio e longo prazo busca estabelecer os processos de forma padronizada e constante, portanto traremos resumidamente alguns pontos de cada um:

Mão de obra:

Uma ferramenta simples e visual que auxilia muito os supervisores a manter a qualidade dos processos quando se trata de mão de obra é a Matriz de Polivalência. Esta permite monitorar as competências de seus colaboradores, fornecendo treinamentos nas áreas mais carentes de conhecimento e podendo realocar as pessoas da melhor forma em caso de alguma falta ou afastamento

Máquina:

Quando se trata de maquinário, os maiores problemas a serem evitados serão as quebras, defeitos e acidentes. Desta forma, além de sempre prezar por manutenções preventivas, pode ser implementado a Manutenção Produtiva Total (TPM). Tal consiste em uma metodologia complexa, com diversos pilares de implementação. Contudo que permite reduzir cada vez para mais próximo de zero o número de cada um dos problemas citados.

Método:

Para que os processos ocorram de forma constante, é essencial que se tenha um padrão que garanta a produtividade e a qualidade da produção. Quando um processo se torna padronizado, a empresa possui um parâmetro a ser exigido.

“Trabalho padronizado é a melhor maneira de se executar o trabalho até o presente momento” Taichii Ohno

Outra ferramenta poderosa que agiliza e facilita das mais diversas formas os métodos da empresa é a gestão visual. Para perceber isso no nosso dia a dia, basta perceber como é mais fácil analisar um gráfico do que dezenas de milhares de dados numa planilha.

Material:

Um dos fatores mais relevantes para atingir a estabilidade, é a implementação da filosofia dos 5S. Ela introduz os conceitos do pensamento enxuto e a busca pela melhoria contínua e começa a exigir uma disciplina e criticidade muito maior de todos os envolvidos com o processo produtivo.

O resultado da implementação dos 5 sensos, tem como objetivo instaurar esta cultura, que a longo prazo torna os processos melhores e dinâmicos. Sendo que a curto prazo, já é possível perceber consequências principalmente visuais e na redução dos mais diversos desperdícios, que se revertem num aumento de produtividade global da empresa.

Quer saber mais sobre o 5 S e como aplicar na sua empresa para levar sua empresa rumo ao topo? Baixe agora nosso ebook completo e garanta uma Maior Produtividade, tornando o seu Ambiente de Trabalho um local Propício para se Trabalhar.

ebook filosofia 5S - Guia para melhorar o clima organizacional da sua empresa

-Por Lucas Franz

Outros posts