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Projeto Água

Necessidades

O problema diagnosticado pela equipe do projeto consistia na baixa produtividade referente ao envasamento de galões de 20 litros, a qual foi relacionada, ainda nas fases iniciais do projeto, às paradas de máquinas. Essas paradas, além de diminuir a produtividade do processo, geravam ociosidade de mão de obra, aumentavam o tempo de processamento dos pedidos e, não obstante, geravam desperdícios – que enquadravam desde o estoque entre processos até manuseios e movimentações excessivas dos produtos.

Soluções

Para sanar os desperdícios encontrados, o trabalho foi focado em dois setores da produção. O recebimento e triagem, nos quais se desenvolveram melhorias nos fluxos de materiais, adequação do leiaute, metodologia de trabalho padrão para os operadores e demarcação do posto de trabalho. Além desses setores. Encontraram várias oportunidades de melhoria no final da linha de produção (Expedição), na qual se executou análise de tempos e melhorias no método – com o objetivo de padronizar e dar agilidade à operação.
Dentre as melhorias implantadas por recomendação do projeto, criou-se uma nova política de qualidade. A equipe de consultoria diagnosticou uma grande falta de agilidade na produção e, com o auxílio do gerente de produção da empresa, elaborou-se uma nova dinâmica para o envase dos galões. Antes de essa melhoria ser implantada, os caminhões dos clientes chegavam a aguardar mais de três horas fora da fábrica para que chegasse a sua vez na fila de envase. A máquina parava várias vezes durante o turno para que se trocasse o caminhão que estava descarregando os vasilhames. Sugeriu-se, então, flexibilizar essa exigência: os caminhões passaram a entregar um lote de galões no começo da linha e a receber um lote com outros galões.
Para que não houvesse problemas com reclamações dos clientes sobre o estado dos galões, criou-se um padrão de qualidade com a finalidade de filtrar os galões, paletes, chapas e raques recebidos no começo da linha.
Com essas duas novas políticas, possibilitou-se perceber grandes benefícios antes mesmo do projeto ser finalizado. Reduziu-se expressivamente o tempo de espera dos caminhões, pois os clientes não precisaram esperar seus galões serem preenchidos, uma vez que um novo estoque de produtos acabados encontra-se no fim da linha de produção. Ademais, agilizou-se o tempo de processamento dos galões e a empresa passou a garantir a qualidade destes aos seus clientes.

Como resultados do projeto, verificou-se um aumento de 49% na produtividade em relação ao mesmo período no ano anterior, justificado principalmente devido à diminuição de paradas de máquina, a melhor organização dos estoques e ao início de mudança de cultura para a melhoria contínua do sistema produtivo da empresa.
“O impacto maior foi transformar a Santa Catarina em uma família de funcionários. Só tenho a parabenizar todos os consultores. Um diferencial enorme é que eles possuem a capacidade de aumentar a auto-estima das pessoas.”
Braga
Gerente Geral
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