A falta de padronização nos processos pode gerar uma gama de problemas para as empresas, você sabe como evitar essa situação?
Empresas de diversos ramos passam por dificuldades diárias por conta da falta de organização dos seus colaboradores, ou até mesmo de seus sócios, sobre a forma como devem ocorrer os processos dentro da mesma. Dessa forma, o principal objetivo de realizar um Mapeamento de Processos (MP) é detalhar cada processo a nível de atividade e a nível de tarefa, ou seja, o que fazer e como fazer, respectivamente
Existem inúmeras causas que podem levar uma empresa a realizar um Mapeamento de Processos. Dentre elas a falta de padronização de processos, devido ao alto grau de rotatividade de funcionários, é muito presente em empresas que possuem processos manuais, pois cada funcionário pode realizar as tarefas de forma diferente, impactando no resultado final de produto. Um dos resultados da realização de um MP poderia eliminar esse problema, visto que haveria uma padronização de todos os processos. Com isso, todas as informações referentes aos processos serão armazenadas, o que facilitará o acesso de todos os colaboradores e irá reduzir os gastos com o treinamento de novos funcionários. Dessa forma o sistema produtivo funcionará de uma forma mais linear, aumentando a capacidade produtiva dos postos de trabalho.
Após um curto tempo da implementação pequenas mudanças já poderão ser observadas, como a redução dos índices de retrabalho, padronização dos tempos entre os funcionários e uma melhoria significativa no controle de qualidade. Além disso o mapeamento “abre” o processo produtivo, possibilitando uma tomada de decisão mais embasada na realidade de sua empresa.
Você pode aprender passo a passo como realizar um mapeamento com o nosso ebook!