“Ao fazer o planejamento estratégico de uma empresa temos em mente um horizonte muito distante e, francamente, incerto. Mudanças repentinas no mercado podem criar situações nas quais as ações que foram planejadas não terão mais o mesmo efeito. Você sabe identificar o momento de revisar o seu planejamento estratégico para obter o máximo do momento?”
Você já ouviu falar de planejamentos estratégicos de empresas que de tempos em tempos necessitam ser revisados, corrigidos ou até mesmo alterados devido às mudanças do mercado ou da própria organização? Uma empresa, ao elaborar o seu planejamento estratégico deve entender que ele é um guia para o futuro e não uma determinante de que esse futuro irá acontecer de maneira que foi traçado. Logo, uma revisão do planejamento é fundamental para alcançar o objetivo desejado.
Vamos ver os três principais objetivos e benefícios de acompanhar o planejamento estratégico da sua organização:
Certificar que as atividades estejam dentro dos critérios definidos:
Enquanto o plano estratégico está sendo colocado em prática, o gestor deve se certificar de que todas as atividades estão sendo desenvolvidas com os parâmetros ou critérios adequados para, se necessário, ocorrer alguma alteração. A garantia do andamento das atividades ajuda a estabelecer padrões de desempenho que indiquem o progresso rumo aos objetivos de longo prazo, avalia o desempenho das pessoas e fornece insumos para a formulação de feedbacks.
Analisar a capacidade de alcançar os objetivos e identificar problemas
A análise da relação de força de trabalho e fatores internos e externos também é importante para medir o quanto a empresa é capaz de atingir o que foi estabelecido para o período. Através da comparação entre dados de desempenho e os padrões estabelecidos é possível visualizar ou antecipar possíveis gargalos no dia a dia empresarial.
Garantir que as atividades são consistentes com a Cultura da empresa:
A cultura da organização está intimamente ligada à sua visão, missão e valores. Acompanhar o planejamento estratégico também é uma forma de garantir que as atividades estão sendo desenvolvidas de acordo com os valores e pressupostos que orientam a organização, uma vez que eles estão diretamente relacionados com o clima organizacional e a imagem corporativa da empresa.