Um layout bem definido atua na melhoria dos fluxos dentro de uma empresa, permitindo aumentos na produtividade e eficiência de seus processos. Você sabe identificar como funciona o fluxo de sua empresa?
Layout é o estudo do posicionamento referente à pessoas, máquinas e recursos produtivos, em busca de uma disposição mais adequada e funcional. Neste texto iremos nos referir ao layout no âmbito industrial, que neste caso pode ser sinônimo de “arranjo físico”, ou seja, a maneira como os equipamentos, produtos, ferramentas e colaboradores estão dispostos no ambiente de trabalho.
A falta de produtividade advinda de um layout ineficiente é fruto da combinação dos critérios levantados acima, logo para que ocorra a implementação de um novo arranjo físico é indispensável determinar algumas características da empresa.
Sendo essas características: tipo de fluxo, tipo de processo, tipo de arranjo e limites do projeto (restrições). Vamos ver 4 tipos de ferramentas que são utilizadas para determinar qual é o tipo de fluxo correspondente à empresa que está sendo diagnosticada. Essas ferramentas são:
- MFV: O Mapeamento de Fluxo de Valor eh uma representação visual da agregação de valor a uma determinada família de produtos, essa ferramenta permite identificar qual o tipo de processo entre três opções: agrega valor, não agrega valor mas é necessário e não agrega valor ao produto. Com isso podemos entender melhor os processos produtivos e atuar sobre eles identificando gargalos e possíveis melhorias
- (IMPORTÂNCIA: Serve para realizar a análise do funcionamento do modelo de produção e seus fluxos. Sendo a base para se esboçar um novo projeto possível de estados futuros com melhorias).
- Módulo YAMAZUMI (derivada do japonês “empilhar”): Aplicado em casos onde se identificam gargalos nos processos, essa ferramenta permite analisar quanto tempo cada operador gasta com suas tarefas, dessa maneira podemos gerar uma melhor divisão do trabalho além de um melhor entendimento de quais postos de trabalho devem estar mais próximos entre si. Para aplicar essa ferramenta é necessário que os processos estejam mapeados e que os apontamentos de tempo estejam em dia.
- (IMPORTÂNCIA: Analisar como os operadores estão com seus tempos de ciclos (nivelados ou desnivelados, acima ou abaixo do tempo da linha produtiva), podendo ao fim do projeto ter uma noção clara do que é feito e em qual sequência).
- SPAGHETTI: Diagrama utilizado para definição de layouts por meio de análises da movimentação dos operadores, bem como dos sistemas de alimentação.
- (IMPORTÂNCIA: Ajuda a visualizar o layout atual e entender as necessidades e dificuldades que ele apresenta, facilitando assim o entendimento e aplicação de mudanças por meio de uma ferramenta altamente visual e interativa).
- GESTÃO VISUAL: Através de quadros visuais e Kanban, é possível adotar um padrão para realizar atividades, assim facilitando o planejamento, controle e melhoria contínua de um determinado processo.
- (IMPORTÂNCIA: Evita perdas e desperdícios).