Você conhece os pontos fortes e fracos de sua empresa? E as oportunidades e ameaças? Essa ferramenta auxilia a mapear tudo isso, e ainda pode ser utilizada na elaboração e revisão de um planejamento estratégico.
O que é a matriz SWOT e como utilizá-la?
A matriz SWOT é uma análise empresarial simples do negócio e do mercado econômico. Ela é utilizada no Planejamento Estratégico (leia mais sobre planejamento estratégico aqui: http://tinyurl.com/gse7f38) e tem como objetivo analisar o ambiente em que seu negócio está inserido e auxiliar na descoberta de vantagens e desvantagens de um novo investimento.
O nome, SWOT vem dos termos em inglês Strengths (Forças), Weaknesses(Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Por isso no Brasil ela é conhecida também como matriz FOFA.
O preenchimento da sua matriz consiste em analisar e levantar o maior número de itens para cada área.
Forças: São as competências mais fortes da sua empresa, para defini-las deve-se responder as seguintes questões:
– Qual a vantagem competitiva da empresa?
-Quais são suas melhores atividades?
-Quais são seus recursos?
-O que faz seus clientes voltarem após uma compra?
Exemplos: Produtos de boa qualidade, boa localização, etc.
Fraquezas: São as competências que estão sob influência da empresa, mas que de alguma forma atrapalham ou prejudicam seu negócio. Elas podem ser encontradas respondendo as seguintes perguntas:
-Os funcionários possuem capacitação?
-Porque escolhem meu concorrente e não a minha empresa?
-O que posso melhorar?
-O que faz os clientes não voltarem após uma compra?
Exemplos: Produto perecível, mão de obra pouco qualificada, falta de estacionamento, etc
Oportunidades: São forças externas à empresa que tem um efeito positivo e podem potencializar sua vantagem competitiva, porém não estão no controle da empresa. Alguns exemplos são: ações políticas e econômicas do governo, chegada de uma nova tecnologia, novas tendência e novidades no mercado.
Ameaças: São forças externas à empresa que tem um efeito negativo e devem ser tratadas com muita cautela, já que não estão no controle da empresa.
Exemplos: Novas empresas do mesmo ramo, mão de obra escassa, mudança no padrão do consumidor e economia em recessão.
Após os itens serem levantados é possível desenhar um plano de ação, e com as informações principais se torna mais fácil decidir as metas dos próximos ano.
Portanto após os itens serem levantados é possível ter uma clareza maior do negócio, já que essa ferramenta ajuda a determinar a posição atual da empresa, a conhecer a fundo seu negócio e a definir as metas dos próximos anos. Além disso é importante lembrar que a junto com a matriz SWOT é recomendado se fazer um planejamento estratégico, definindo assim onde a empresa vai atuar em nível estratégico, técnico e operacional.