Você conhece o mercado em que sua empresa está inserida e como explorá-lo? Quais seus objetivos futuros? A empresa e seus funcionários estão alinhados em busca dos mesmos resultados? Como está seu Planejamento Estratégico?
Se as respostas para essas perguntas não forem obtidas imediatamente significa que há falhas na sua estrutura organizacional. Uma análise interna da empresa proporciona informações importantes, como o seu diferencial perante o mercado, seus pontos fortes e ainda como explorar suas fraquezas para que possam ser transformadas em oportunidades.
“Construir uma empresa é como andar em uma montanha-russa: há muitos altos e baixos. Ter uma estrutura que o oriente e chame atenção para as coisas certas pode ser extremamente valioso.” (PESCE, 2012, p. 45)
O planejamento estratégico potencializa as vantagens competitivas, acarretando em aumento de competitividade, produtividade e melhoria do clima organizacional. Já os problemas gerados pela falta de um bom planejamento estratégico são grandes, as vezes imperceptíveis, mas podem levar sua empresa ao declínio.
A seguir listamos alguns problemas que, aparentemente simples, demandam estudo e dedicação de toda a equipe para que sejam solucionados.
- Ausência de metas e objetivos futuros: a empresa trabalha apenas para suprir a necessidade de demanda e não tem visão do futuro. Não sabe o porquê de sua existência e qual o seu propósito, não tem metas a serem batidas nem objetivos futuros bem definidos, na maioria dos casos os gestores sabem onde gostariam de chegar mas não sabem como tornar o objetivo tangível. Não conhece suas fraquezas e nem como superá-las, além de não conseguir sair a frente de seus concorrentes pois não conhece verdadeiramente o seu público alvo e a melhor forma de atingi-lo.
- Falta de direcionamento de esforços: Pode acontecer em diversas áreas da empresa, mas um exemplo muito comum é quando a empresa foca em determinado produto sem embasamento mercadológico, ou seja, pode estar direcionando muito esforço em um setor que possui margem baixa ou ainda atacar diversos mercados sem focar em nenhum.
- Colaboradores desalinhados à cultura e clima organizacional individualista: os funcionários não se sentem parte nem responsáveis pelos resultados, trabalham sem saber o motivo pelo qual estão trabalhando e não aplicam esforços suficientes para obter resultados de excelência. Além disso, não há espírito de equipe e ajuda mútua pelo bem da empresa.
Com uma equipe trabalhando para resolver os problemas citados e utilizando insumos levantados por uma análise interna e externa à empresa, é possível fazer com que todos estejam alinhados frente aos objetivos definidos. Dessa forma, garante-se um bom desempenho da empresa frente ao mercado.
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