Startup – 5 erros no lançamento de um produto

Uma startup tem “n” definições. A mais utilizada e aceita pelos investidores atuais é “uma organização que busca um modelo de negócios repetível, escalável e que trabalha em condições de extrema incerteza, gerando um impacto social positivo.”

O cenário de incerteza significa que não é possível afirmar se a ideia e projeto irão realmente dar os resultados esperados. O modelo de negócio é como a startup transforma trabalho em valor, repetível é ser capaz de entregar o mesmo produto novamente em escala potencialmente ilimitada. O impacto social positivo deriva da necessidade de atender a demanda e transformar a vida de uma infinidade de pessoas. Ser escalável, por fim, é a chave; significa crescer cada vez mais, tendo o aumento na receita com custos bem contidos. 

 

Várias startups no seu início cometem erros no planejamento e no lançamento de um novo produto, na maioria das vezes por falta de conhecimento. Os 5 erros mais comuns e implicantes para elas são:

“Eu sei o que o cliente quer”

Uma Startup em fase inicial não tem a validação do cliente necessária para pressupor que possui esse conhecimento, salvo as que possuem membros especialistas no assunto. Para serem bem-sucedidas, é necessário levantar hipótese e realizar estimativas sobre sua veracidade. Sempre validando com o público alvo e corrigindo enfaticamente o que estiver errado.

“Conheço as características do produto”

O desenvolvimento de produtos de uma Startup, mesmo tendo o ideal inovador, tem que ser planejado de acordo com a resposta constante do consumidor. Sempre verificando se o produto é o esperado e fazendo alterações para poder lançá-lo de fato.

“Sei quando lançar”

É normal que uma startup descubra somente após ter lançado seu produto que seus clientes não estão se multiplicando em larga escala ou que não estão entrando tantos pedidos  quanto se presumiu ou ainda que não foi atingido as expectativas do cliente. Então é fundamental que dentro do cronograma de lançamento tenha tempo hábil para fazer as alterações necessárias tanto no produto quanto na estratégia de vendas e não uma data imutável.

“Execução é tudo”

Uma startup não deve focar somente na execução, pois ainda não tem o conhecimento necessário para tal, como já explicitado nos tópicos anteriores. Ela tem que trabalhar no modo pesquisar. Tentando entender e conhecer ao máximo tanto o produto quanto os clientes alvos e basear sua estratégia nisso.

“Pequenos deslizes não trazem grandes problemas”

Com certeza esse é o ponto mais impactante dentro de uma Startup. Um novo plano de negócios não sobrevive ao primeiro contato com o cliente se for rígido e não aceitar mudanças, por isso é sempre necessário estar preparado e disposto a replanejar o seu modelo de negócio e a forma com a qual você atende as necessidades do cliente.

 

Para uma Startup lançar um novo produto é fundamental sempre estar atendo às validação e realizar as modificações do que não saiu como esperado. Como citado anteriormente, uma startup trabalha no meio de incerteza, mas tomando as devidas precauções é possível ter um crescimento saudável e escalável.

Se quiser saber mais sobre o tema, recomendamos o livro “Startup – Manual do Empreendedor”, de Steve Blank e Bob Dorf, em que nos baseamos para escrever o texto e aborda, de maneira intuitiva, as etapas primordiais para a construção de um negócio de sucesso.

 

Por Gabriel Rogedo Chiarelli.

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