Sequenciamento: a ferramenta chave para melhorar sua produtividade

O sequenciamento é o estudo da ordem de entrada das tarefas a serem executadas em sistemas produtivos. As atividades da programação da produção são dependentes de como o sistema produtivo está projetado: para “empurrar” ou “puxar” a produção.

Como o  sequenciamento funciona no meu sistema produtivo?

Nos sistemas de produção puxada, normalmente implementados com o kanban, as atividades de programação da produção são deixadas a cargo dos setores de produção. Já nos sistemas convencionais de produção empurrada, há a necessidade de definir a cada programa de produção sua sequência, baseada em critérios predeterminados, e emitir ordens autorizando a compra, fabricação e montagem dos itens. De forma geral o sequenciamento depende muito do tipo de sistema produtivo que se está trabalhando.

Em uma empresa que trabalha com sistema de produção sob encomenda, portanto, possui um nível de complexidade para a fabricação de seus produtos, pois existem diversas variáveis como: grandes diferenças nos tempos de cada operação, grande número de projetos sendo executada ao mesmo tempo, necessidade de operações terceirizadas, entre outros fatores.

Por que é importante sequenciar minha produção de forma eficiente?

As empresas buscam o desenvolvimento de sistemas de gestão da produção porque auxiliam no alcance das metas e visam eficiência da organização como: qualidade, redução de custos, aumento da produtividade e garantia de prazos de entrega cada vez menores.

Para obter maior confiabilidade no alcance dos objetivos de produção, é importante que uma ferramenta controle todas as suas atividades, conciliando os tempos das operações com os prazos de entrega. Sendo assim, o sequenciamento da produção pode ser utilizado como suporte gerencial à produção, indicando qual a sequência de atividades deve ser seguida por cada operador se tenham os efeitos desejados no futuro, cumprindo os prazos de entrega e delegando as tarefas conforme a prioridade da empresa.

O que fazer se minha produção não é sequenciada de acordo com meus objetivos?

Existem algumas regras que podem ajudar a sequenciar processamento de pedidos. A aplicação desta ferramenta é altamente recomendável quando o sistema de produção não é gerenciado corretamente, acarretando diversos problemas, que abrangem desde o desperdício de mão de obra, com operadores ociosos sem saber o que fazer, produção adiantada, fabricando peças que possuem um prazo de entrega maior, desperdício de matéria-prima, com a compra repetida de materiais, além do maior de todos, o atraso nas entregas. Segundo Tubino (1997), são regras de sequenciamento da produção:

Após a implementação do Sequenciamento, os seguintes resultados são esperados:

  • Planejamento descomplicado da produção
  • Melhor Controle da Produção (Gestão Visual)
  • Redução de custos
  • Aumento da produtividade da mão de obra
  • Redução do Lead time

A produção por projeto, busca atender ao pedido específico de um determinado cliente, que geralmente consiste em um produto que muito provavelmente não se repetirá nos próximos 15,20,30 pedidos. Desta forma, os recursos produtivos, ou seja, as máquinas, equipamentos e mão de obra, são temporariamente alocados para a fabricação do produto solicitado visando agilizar a entrega do pedido no prazo solicitado. Porém, como existem diversos produtos de diferentes clientes que devem ser fabricados simultaneamente, acaba ocorrendo um problema para sequenciar a produção.

Existem algumas regras de sequenciamento que também podem organizar o processamento de pedidos, estabelecendo assim uma lógica de prioridades em cada operação e no sistema produtivo como um todo. As regras são seguidas com o intuito de atingir os objetivos da empresa, cumprir os prazos de entrega negociados com os clientes, reduzir tempos de processamentos e custos, entre outros.

 

Outros posts