O 5S na indústria em recuperação

Por quê os 5S?

Uma das ferramentas da engenharia de produção que auxilia muito as indústrias em recuperação, principalmente quanto à redução de desperdícios e melhora do ambiente de trabalho, é o 5S, uma das metodologias base do Lean Manufacturing.

Gradualmente o Brasil demonstra sinais de recuperação econômica e as indústrias têxteis são um bom exemplo disso.

Conforme Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a produção física do segmento têxtil cresceu 4,2% e da confecção, 5,5% nos quatro primeiros meses de 2017 se comparado com o mesmo período de 2016.

O texto “Manufatura Enxuta: Desburocratizando o Sistema Produtivo” do nosso blog aborda mais sobre os sensos da ferramenta.

Abaixo trazemos os benefícios dos sensos para o ambiente fabril de uma indústria do ramo.

 

Senso de Utilização:

O objetivo deste senso é não deixar acumular materiais e ferramentas que não serão utilizados pelos funcionários.

Com a realização de um mutirão, somente o que é realmente utilizado permanece no ambiente.

Com isso, não terá mais materiais pontiagudos ou escorregadios no chão, reduzindo circunstâncias de acidentes.

Nessa etapa é comum encontrar bens, matéria-prima e produtos de alto valor perdidos pela empresa.

Senso de Organização:

Este senso orienta organizar toda a indústria por meio de demarcação (ex.: pintura do chão). Com isso, cada lugar definirá onde matéria prima, máquina, produto final devem ficar.

Este senso possibilita a percepção visual de todas as informações necessárias (ex.: placas identificando o tipo da malha que cada tear está produzindo).

Um sistema produtivo organizado permite ao trabalhador encontrar ferramentas e demais objetos de forma mais ágil – o que acarreta em ganhos de produtividade – além reduzir a quantidade de ferramentas perdidas.

Senso de Limpeza:

A finalidade deste senso é criar uma rotina de limpeza, tanto do chão da fábrica como dos equipamentos.

A diretriz deste senso é “limpar para manter limpo”, não “limpar quando estiver sujo”.

A adoção desta rotina deve resultar na manutenção de um ambiente agradável e salubre.

Senso de Saúde:

Este senso visa melhorar a qualidade e o bem-estar do trabalhador através da conscientização dos mesmos a utilizarem EPIs.

Por exemplo, incentiva-se o uso de máscara para evitar problemas respiratórios e protetor auricular para reduzir os ruídos.

Além disso, esse senso avalia se os processos são realizados de forma prejudicial aos trabalhadores.

Senso de Continuidade:

O quinto e último senso tem como meta fazer com que todos os outros quatro sensos continuem em prática.

Dessa forma, os funcionários trabalharão com mais motivação e facilidade em realizar suas tarefas. Quanto mais motivados, maior sera a produtividade para a empresa.

Vale ressaltar que o 5S é a porta de entrada para a implementação do Lean Manufacturing em qualquer indústria, visto que ele prepara uma base organizacional física e cultural.

Com isso, a empresa estará mais bem preparada e motivada para implementar outras metodologias do Lean, como por exemplo a aplicação de um TRF (Troca Rápida de Ferramentas) ou de um MFV (Mapeamento do Fluxo de Valor), obtendo resultados cada vez melhores.

A EJEP tem vasta experiência em aplicar programas 5S em empresas, assim como as outras ferramentas do Lean, entre em contato para saber mais.

Chão de Fábrica organizado a 5S
Chão de Fábrica

-Por Felipe Peron Goulart

Outros posts