A padronização da qualidade nas empresas modernas é a mais fundamental das ferramentas gerenciais. Entretanto, a situação das organizações brasileiras é fraca nesse quesito, muitas vezes por falta de conhecimento ou prática de pessoas que ocupam cargos de diretoria dentro dos setores.
Dessa forma, a necessidade das empresas em buscar um método para manter a qualidade dos seus produtos ou serviços, diminuir custos operacionais e alcançar prazos de entrega mais curtos é essencial para a saúde do negócio. Esse método está diretamente relacionado ao gerenciamento do dia-a-dia da empresa, tanto dos processos quanto dos seus colaboradores.
Porque Aplicar a Gestão da Rotina na Sua Empresa?
Gerenciar o dia-a-dia da empresa é a base para a consolidação de uma organização que busca superar desafios e atingir suas metas. A Gestão da Rotina Diária (GRD) gera uma cultura de resultados, promovendo a análise e elaboração de planos de ação.
O gerenciamento permite aos colaboradores de base resolverem problemas do dia-a-dia, minimizando a sobrecarga nos supervisores e gestores. Além disso, assegura a melhoria contínua da organização, propiciando aos clientes bens e serviços com qualidade superior a concorrência.
Como a Gestão da Rotina Funciona?
O GRD é uma metodologia de trabalho que reúne e aplica diversas ferramentas de gestão e engenharia de produção. No entanto, tem como foco gerir as responsabilidades dos colaboradores e buscar eficiência organizacional, padronizando o trabalho para evitar eventos que alterem a qualidade do produto ou serviço entregue. Para isso, é fundamental treinar e educar os colaboradores.
Vale ressaltar que a Gestão da Rotina utiliza ferramentas de organização como o 5S, saiba mais sobre essa metodologia no nosso ebook gratuito. A GDR tem como objetivo a padronização através do mapeamento de processos e do conhecimento com treinamentos para os colaboradores.
Contudo, depois de planejado pode ser usado o método interativo de gestão, o ciclo PDCA (Plan Do Check Act – Planejar Agir Checar Corrigir), ou algum outro método de melhoria constante.
Passo-a-passo
A elaboração e implementação de um GDR não ocorre de forma rígida nas mais diversas organizações. Assim, é fundamental para o gerente ou consultor utilizar metodologias específicas às necessidades de cada ambiente.
A maior habilidade, nesses casos, é desenvolvida por conhecimento e experiência. Entretanto há uma série de etapas que devem ser cumpridas até alcançar uma gestão da rotina de sucesso:
- Entendimento do processo: Mapear os processos é a forma mais eficaz de ter uma visão ampla sobre a complexidade e peculiaridades de cada empresa.
- Organizar: Sistematizar os equipamentos, matérias primas e outros insumos de produção de forma ordenada é essencial para garantir o padrão do trabalho.
- Padronizar: Buscar o modo ideal de efetuar os processos e aplicá-lo entre os colaboradores. Assim, garantindo a qualidade independente de rotatividade de funcionários ou outros eventos extraordinários. Saiba mais como mapear seus processos e o impacto na sua empresa em nosso ebook gratuito.
- Identificar anomalias: Saber quais problemas estão ocorrendo no processo de forma rápida evita perdas maiores.
- Eliminar anomalias: Elaborar planos de ação com o intuito de resolver da melhor forma os problemas encontrados. Assim, elevando constantemente a qualidade do produto entregue ao cliente.
- Monitorar: Construir indicadores e metas permite monitorar o andamento do dia-a-dia para convergir com o objetivo da empresa.
Está preparado pra gerir sua rotina? Ainda não? Acompanhe nossos conteúdos aqui do blog para ficar muito bem informado, e deixe sua sugestão nos comentários abaixo!
– Por Lucas Moneró.