A padronização de processos nas empresas foi aplicado a fim de assegurar satisfação contínua dos clientes e redução dos desperdícios. Esses causados pela oscilação da forma como os processos e serviços são executados, a padronização de processos torna-se essencial para manter a qualidade exigida pelo mercado.
Um exemplo explícito de obrigatoriedade de processos padronizados é uma montadora de automóveis. Todas as etapas da montagem de um veículo precisam seguir os mesmos estágios de produção. Pois em empresas desse setor, o produto final deve ter a mínima variação de qualidade possível.
Essa padronização não fica restrita somente à indústrias. Empresas que prestam serviços também podem garantir essa constância na realização de tarefas e entregas de produtos. Em empresas desse setor, é possível padronizar todo o serviço, que pode ir desde o atendimento inicial até a maneira de execução do serviço.
Essa ferramenta pode ser útil, por exemplo, em uma farmácia de manipulação, para manter o padrão de um bom primeiro contato com o cliente e efetuar um cadastramento rápido sem outliers. Além disso, o mapeamento pode ajudar na produtividade, tanto nas receitas quanto na entrega.
Benefícios da padronização de processos
Além da linearidade de atendimento, uma empresa que possui os processos padronizados consegue treinar novos funcionários e realocar colaboradores de uma forma mais eficiente. Pois a forma de manuseio das informações e tarefas devem seguir um mesmo padrão independente das circunstâncias internas.
Uma maneira simples de padronizar os processos é mapeando eles. Quer saber como? Baixe agora nosso ebook gratuito e aprenda tudo sobre Mapeamento de Processos!