Maquinários muitas vezes são os ativos mais caros de uma empresa, portanto seu tempo disponível deve ser muito bem utilizado. Apesar disso, é difícil garantir que haja pouco desperdício na sua utilização. Um exemplo muito comum é a elevada duração do setup, tanto interno quanto externo.
“O desperdício de tempo é diferente do de material no sentido em que não pode ser recuperado. E este é mais difícil de ser corrigido porque não cai no chão como o desperdício de material.” (Henry Ford, 1926)
Os setups ocorrem em praticamente todos os equipamentos industriais e são necessários para que uma máquina produza artigos diferentes. Eles podem ser definidos em Internos e Externos, sendo que os setups internos ocorrem somente quando a máquina está parada, enquanto o setup externo pode ser realizado enquanto a máquina está em operação.
O maior motivo para o longo tempo de setup é, geralmente, a realização de atividades que poderiam ser feitas no período externo durante o tempo em que há paralisação da operação. Porém, há atividades que devem necessariamente ser executadas durante o setup interno, portanto devem ser otimizadas. Alguns exemplos estão listadas abaixo:
Movimentação de peças e ferramentas
O ato de procurar, levar para perto do local de utilização, ajustar e guardar peças e ferramentas necessárias ao setup deve ser realizado antes ou depois da máquina parada. Porém é um desperdício muito frequente realizar essas atividades no setup interno.
Ajuste de maquinário
A máquina pode possuir ajustes diferentes para cada produto e eles são imprescindíveis para o funcionamento. A realização desses ajustes deve ser clara e simples para que consuma o menor tempo possível.
Aperto de parafusos e outras partes móveis
É recorrente também a necessidade de desparafusar e aparafusar partes do equipamento para fazer correções. Uma alternativa é a substituição de roscas dispendiosas por travas mais simples de desacoplar e acoplar.
Caminhar ao redor da máquina
Movimentação desnecessária durante a realização do setup também é muito comum e se realizado no set-up interno pode ser uma grande fonte de desperdício. Planejar e padronizar as ações necessárias é um bom caminho para evitar esse problema.
Apesar de simples, esses pequenos desperdícios quando somados representam uma boa parte do tempo que a máquina poderia estar produzindo. A diminuição do tempo de setup é um grande desafio, pois consiste em atacar inúmero problemas pequenos, porém um setup otimizado garante flexibilidade e agilidade à produção, consequentemente maior produtividade para sua empresa.
Entendeu as causas de um setup demorado mas não sabe se sua empresa precisa reduzi-lo? Leia esse post.
Quer aprender a técnica que irá lhe ajudar a reduzir os tempos de setup, aumentando a produtividade da sua empresa? Baixe agora o ebook TRF!
– Por João Martins