A gestão da marca, também conhecida como Branding, é a maneira com que as empresas fortalecem sua imagem, definindo estratégias relacionadas à sua identidade e seu público-alvo.
Porém antes de definir estratégias de gestão da marca, é necessário entender que além de logotipos e slogans, a marca remete a toda experiência que a empresa proporcionou ao cliente. Portanto, não se deve ater apenas à propaganda e o visual do negócio ao pensar na sua marca.
5 passos para fortalecer sua marca:
“Conheça seu produto por dentro e por fora antes de começar a trabalhar. E relacione esse conhecimento com as necessidades do consumidor.” – Bill Bernbach, icônico publicitário americano
1. Estude o mercado.
Faça análises da concorrência e tire insumos. Descubra o que as outras empresas fazem bem (ou mal), como seus competidores agem, e então os compare com a sua empresa.
Seu objetivo é se diferenciar dos concorrentes, portanto conheça-os bem!
Entenda seu público-alvo. Procure saber o que seus consumidores procuram.
Primeiro, segmente seus tipos de clientes, classifique-os por idade, sexo, região, profissão, renda e outras, de maneira que você consiga tirar mais análises adequadas sobre seu negócio.
Depois, procure conhecer seus gostos e preferências, qual a opinião deles sobre seu produto.
Entendendo os comportamentos do seu público-alvo, você é capaz de adaptar-se assertivamente ao mercado. Assim, você será capaz de aperfeiçoar seu produto e criar vantagem competitiva sobre a concorrência.
Estas pesquisas e sondagem podem ser feitas online através de formulários gratuitos , redes sociais, telefone, ou em pontos de vendas.
2. Estabeleça a proposta de valor.
Antes de definir seu posicionamento no mercado e traçar estratégias de marketing, é crucial que sua empresa esteja bem estruturada. Para tanto, conheça como seus processos agregam valor ao produto final. Por meio de análises internas defina através de um Planejamento Estratégico, missão, visão e valores, para que sua empresa cresça com um direcionamento adequado.
Com o conhecimento necessário, estabeleça sua proposta de valor. Isto é, como os consumidores enxergam seu negócio. Ou seja, o diferencial que você oferece, o por quê os consumidores deveriam escolher seu produto e não o da concorrência.
Este diferencial deverá permear todas as ações de marketing, visando tanto para o consumidor final quanto para o público interno.
3. Construa uma identidade visual e verbal.
Após entender o seu principal diferencial, chegou a hora de transforma-lo em identidade: crie logo, slogan, mascote, etc de acordo com a visão que você quer passar ao consumidor.
Escolha cores e fontes tipográficas adequadas para representar seu negócio, por exemplo:
Seu público-alvo são crianças e jovens, invista em cores chamativas e fontes simples.
Não se esqueça que a identidade visual abrange todos os seus canais de comunicação. Portanto é necessário estabelecer padrão visual tanto para website e redes sociais, assim como para o estabelecimento, panfletos, uniformes de funcionários, embalagens, etc.
Defina também um tom de voz, isto é, a maneira com que a sua empresa se comunica com os consumidores, por exemplo:
Seu público-alvo são empresários experientes, trabalhe com escritas formais e um vocabulário mais rebuscado.
4. Utilize com frequência as redes sociais.
As redes sociais são ótimas ferramentas para coleta de opiniões sobre a sua empresa. Converse com seus clientes, compreenda suas opiniões, esteja sempre presente para tirar dúvidas.
Além disso, as redes sociais são de extrema importância para a definição da imagem da empresa. Portanto tenha muito cuidado com o conteúdo publicado! Analise-o cautelosamente e confira se o linguajar está de acordo com a identidade visual e a proposta de valor de seu negócio.
5. Invista em Marketing de Conteúdo.
O Marketing de Conteúdo é um dos pilares do Inbound Marketing, ou marketing de atração. Sua proposta é conseguir através da publicação periódica de conteúdos em mídias sociais, atrair e fidelizar clientes para a sua empresa.
É muito importante que haja um planejamento, com datas e temas das publicações. O conteúdo pode ser publicado em diferentes redes sociais, como o Facebook, Instagram, Blog e o próprio website.
A Gestão da Marca pode definir o sucesso do seu negócio.
Esteja sempre atualizando sobre o mercado e reforçando a sua presença. Desenvolva uma mensagem e identidade visual consistentes, elas precisam estar em cada aspecto do seu negócio.
– Por João Maurício.