As taxas de aberturas de novas empresas superam seus marcos a cada ano que passa. Esse aumento se dá tanto pelo desejo de ser o seu próprio chefe e realizar o sonho do próprio negócio como também pelo chamado empreendedorismo de necessidade.
Independente da motivação, é cada vez maior o número de empresas abertas, principalmente as de pequeno porte. Por outro lado, a grande parte dos pequenos negócios não perdura por muito tempo. De acordo com estatísticas do IBGE quase 70% das empresas de pequeno porte não sobrevivem no mercado cinco anos após a sua abertura.
São vários os motivos que levam essas empresas a fechar suas portas prematuramente. Destacam-se entre os mais comuns: falta de adequação das ofertas do negócio com às demandas do mercado, problemas em administrar a parte financeira, alta competitividade, estratégias inadequadas de marketing e por não saber ou não achar que é preciso elaborar um plano de negócios.
No que tange o planejamento de negócios, muitos empreendedores não o fazem por não saberem como elaborar um plano de negócios. Também há aqueles que consideram “muito trabalho” ou que não compreendem a importância desta etapa.
Por que fazer um plano de negócios
São muitos os motivos pelos quais elaborar um plano de negócios é importantes. Entenda alguns deles:
Entender a demanda do mercado
Muitos empreendedores iniciam seu próprio negócio motivados por uma ideia de produto ou serviço que estes gostariam de ver no mercado ou que julgam interessantes. Afinal de contas, quem não quer trabalhar com aquilo que gosta, que faz os olhos brilharem, não é mesmo?
Por outro lado, se este produto ou serviço não tiver uma demanda de mercado a continuação do negócio pode ser inviabilizada. Não faz muito sentido oferecer um serviço de alimentação que não seja rápido em um terminal de ônibus. Ou então comercializar lindas blusas de lã no calor do Rio de Janeiro, correto? Por isso, além de saber como elaborar um plano de negócios é preciso dar a devida atenção à análise da viabilidade de uma ideia.
Aplicar da melhor forma os recursos financeiros
A maioria dos empreendedores não conta com todos os recursos financeiros que gostariam para iniciar o seu negócio. Nestes casos, na maioria das situações acaba-se recorrendo a empréstimos bancários ou reduzindo os investimentos iniciais para adequar ao orçamento.
Ao elaborar um plano de negócios, fica claro para a empresa quais são suas estratégias e objetivos. Dessa forma, a decisão sobre aonde é mais importante investir os recursos financeiros fica mais clara para todos envolvidos no negócio, auxiliando a boa gestão dos recursos financeiros.
Conduzir uma estratégia correta de marketing
De nada adiantar ter um produto ou serviço muito bom se você não consegue fazer chegá-los até o seu público alvo. Ao elaborar um plano de negócios, facilita-se o entendimento de qual é a estratégia de marketing mais adequada. Isso porque o plano de negócios traz a visão de público-alvo, que irá permitir que você se aprofunde neste entendendo seu comportamento e traçando assim a melhor estratégia para fortalecer a sua marca.
Como elaborar um plano de negócios
Elaborar um plano de negócios deve ser o primeiro passo para quem deseja iniciar um novo empreendimento. Trata-se de uma forma de reduzir as margens de erros e aumentar a chance de sucesso da sua empresa.
Já para aqueles que possuem uma empresa mas nunca elaboraram um, o plano de negócios pode funcionar como uma oportunidade de “arrumar a casa” e alinhar suas perspectivas.
A seguir, apresentamos os passos essenciais para elaborar um plano de negócios:
1 – Análise de mercado
Para entender o mercado, é preciso entender quem são os clientes da sua empresa, quais são os concorrentes do seu negócio e também quais são os fornecedores à disposição.
2 – Plano de Marketing
Nessa etapa você irá entender quais são as possibilidades de divulgação do seu produto que podem ser exploradas. As estratégias de precificação e divulgação são definidas nessa etapa.
3 – Plano Operacional
O plano operacional irá definir como funcionará a operação do negócio, incluindo o espaço físico, processos operacionais, recursos humanos necessários e capacidade de produção.
4 – Planejamento Financeiro
O planejamento financeiro é talvez a parte mais importante do plano de negócios. Já que através deste entende-se quanto será necessário investir para iniciar o negócio e também para mantê-lo.
Muitos pequenos negócios não prosperam pela falta de visão do custo de manutenção como um todo. Isso faz com que o empreendedor acabe fechando suas portas por não conseguir pagar seus tributos ou o salário de seus colaboradores.
Ao elaborar um plano de negócios, o planejamento financeiro deve incluir o investimento total, capital de giro necessário, estimativas de custos, indicadores de viabilidade, lucratividade, rentabilidade e prazo do retorno do investimento (ROI).
5 – Análise estratégica
Para esta etapa a Análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats – Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) costuma ser bastante utilizada.
A análise SWOT é feita a partir de uma matriz onde a análise do ambiente interno (aquilo em que a empresa tem controle) irá determinar as forças e fraquezas. Já a avaliação do ambiente externo (onde não há controle) irá definir as oportunidades e ameaças.
Os pontos fortes e as oportunidades são classificados como aquilo que é útil para atingir o objetivo. Já os pontos fracos e as ameaças como aquilo que é prejudicial.
A análise SWOT é um excelente ferramenta para formular táticas para otimizar os resultados da empresa no mercado.
6 – Avaliação do Plano
Ao elaborar um plano de negócios, o conhecimento adquirido nas etapas anterior será a base para a execução da última etapa. A avaliação do plano consiste em avaliar todo o trabalho dos passos anteriores para conduzir a decisão de abrir o negócio, mantê-lo ou expandi-lo.
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