Como se posicionar positivamente no mercado

O posicionamento é um dos conceitos mais importantes que um gestor deve ter em mente para a sua empresa. Este conceito, reflete os valores, as atitudes e a representação mental que os clientes têm de um negócio e também serve como referência para seu consumo.

Hoje, com o poder de decisão nas mãos do consumidor e a alta velocidade no consumo de informações torna-se ainda mais importante que as empresas se posicionem no mercado e pratique ações condizentes com a sua missão e valores, o que muitas falham em executar.

Mas, como divulgar a empresa, de forma que as suas atitudes sejam satisfatórias para um se posicionar bem na mente dos seus clientes? Nós preparamos uma postagem com um guia rápido para a sua empresa se posicionar positivamente no mercado de trabalho.

Conheça a sua persona

A persona é uma representação semi-ficcional do seu universo de clientes, a partir do perfil de uma pessoa comum. O uso da persona permitirá que você conheça não apenas cada uma das preferências de compras dos seus clientes, como seus problemas de consumidor.

Para construir a sua persona, você precisará pesquisar a fundo a sua audiência por meio de entrevistas, pesquisas em formulários e consultando sua equipe de vendedores. No final do processo, é ideal que você reúna toda esta informação e construa uma ficha com este perfil.

O ideal é que sua persona seja uma pessoa real: crie uma história, fale sobre os seus hábitos de consumo de informação, maiores dúvidas que possuem e o que motiva elas a buscarem soluções como os seus produtos. Seja criativo e use as suas informações!

Faça uma análise interna da sua marca

Tão importante quanto conhecer o seu público, estão as ferramentas de análise interna da imagem de sua empresa. Este mecanismos identificam os pontos fortes e fracos relativos ao ambiente da sua organização e do seu meio externo, como concorrência e o mercado.

Em outras palavras, a análise interna permite que os gestores saibam – pela análise de todos os setores estratégicos de sua empresa (marketing, recursos humanos, produção) -, se a organização está sendo eficiente em promover os seus valores, em comparação com outros atores do mercado (o chamado benchmarking).

Existem três principais ferramentas da área do Marketing utilizadas com este princípio em especial e verificar se uma empresa possui sinergia em sua organização interna.

SWOT (Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças)

A matriz clássica de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças estuda a organização interna para determinar a melhor estratégia de posicionamento para a sua empresa. Nesta avaliação, serão considerados os seus ativos e recursos, frente aos dos seus concorrentes.

Para ter a sua matriz swot, construa um painel dividido em quatro quadrantes. No primeiro dos quadrantes, descreva as suas Forças (ativos e recursos positivos do seu negócio) e no quadrante oposto, as suas Fraquezas (recursos que você não possui, em relação aos seus concorrentes).

No segundo quadrante, descreva as Oportunidades e em seu oposto, as Ameaças ao seu negócio. Nesta etapa, você falará especialmente de fatores demográficos, econômicos e competitivos que aparecem como vantagens e desvantagens para a sua empresa.

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Matriz BCG

 

Layout Matriz BCG posicionar positivamente no mercado
Matriz BCG ref Blog Treasy

A matriz do Boston Consulting Group (BCG) é muito útil para avaliação integral de todo o seu negócio, a sua estratégia de portfólio de produtos e verificar se estas soluções são lucrativas, o ciclo de vida delas no mercado e tomar decisão de continuar produzindo-as.

Nesta matriz, serão duas constantes em avaliação: a participação relativa dos seus produtos no mercado e o seu crescimento de mercado. Como na matriz SWOT, ela é composta de quatro quadrantes, em que, após avaliação, serão qualificados como:

  • Estrelas (primeiro quadrante): produtos com alto potencial de crescer no mercado e ocupar grande parcela do mercado, sendo um carro-chefe da empresa;
  • Questionamento (segundo quadrante): Estes produtos têm alto crescimento de mercado e baixa participação relativa no mercado. Podem ser uma boa aposta para empresa ou não;
  • Vacas leiteiras (terceiro quadrante): produtos de baixo potencial e alto potencial de parcela de mercado. Tem tendência ao abandono de produção, mas são lucrativos para a empresa
  • Abacaxi (quarto quadrante): produtos com baixa participação e crescimento no mercado, sendo produtos que oneram a sua empresa no longo prazo;

É muito importante que o uso da matriz ajude a sua empresa a possuir uma perspectiva sobre a produção de suas soluções e reflita se a sua estratégia deve ser realinhada ou mantida no curto ou longo prazo.

Ciclo de vida

Nossa última ferramenta para se posicionar positivamente no mercado de trabalho, é o uso da matriz de ciclo de vida. Você deve saber que nem todos os produtos conseguem manter o apelo, participação no mercado e a sua lucratividade no longo prazo, não é mesmo?

O principal fator para este comportamento, está no ciclo de vida. Segundo os estudiosos que a criaram, o tempo de vida do produto estava relacionado a certos fatores internos e externos que atuam sobre sua participação de mercado e a sua competitividade.

Como resultado, o ciclo de vida de todos os produtos poderiam ser divididos em quatro fases específicas, que podem ser situadas pelo gestor:

  • Introdução: quando o produto é lançado, sofre com incertezas, gastos altos com divulgação, sendo necessária boas estratégias para aproveitar oportunidades para enfrentar concorrentes;
  • Crescimento: quando o produto tem uma rápida ascensão e diferenciação no mercado. Este é um período propício para reduzir custos e investir em sua promoção;
  • Maturidade: o produto e possui participação significativa no mercado, mas o seu lucro está no apogeu. Necessita de novos mercados, atualizações e preços promocionais;
  • Declínio: o produto tem margens cada vez mais reduzidas e investimentos baixos, o que sinaliza a retirada gradual de sua circulação do mercado;

Como a matriz BCG, o gestor deve usar a ferramenta para localizar como o seu portfólio de produtos está e tomar decisões orientadas com a sua equipe.

Conclusão

Nesta postagem, você conferiu as principais ferramentas para posicionar positivamente a sua empresa no mercado de trabalho e na mente dos seus consumidores.

Porém, saiba que este é apenas o início: para que a sua empresa seja mais lucrativa, é preciso saber onde investir e ter processos produtivos bem definidos.

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