Já ouviu falar no conceito de melhoria contínua? Como o próprio nome indica, o termo está relacionado aos esforços que você faz para melhorar o seu desempenho, os produtos, processos ou serviços. Uma das formas em que é possível se capacitar ainda mais e desenvolver sua equipe é por meio do treinamento corporativo.
Afinal, acreditar que as coisas estão boas do jeito que estão é um risco. Sem atualizações e busca por melhorias, você ou a empresa ficarão sempre no mesmo lugar, podendo até perder para a concorrência.
Continue lendo para saber como aplicar treinamentos na sua organização e capacitar os colaboradores!
Quando aplicar um treinamento corporativo
Um treinamento corporativo é basicamente um curso, palestra, workshop ou dinâmica que oferece um conhecimento para os colaboradores da empresa. As aulas ou conteúdos em questão podem ser práticas e teóricas, e os assuntos precisam se relacionar com melhorias profissionais e também pessoais.
Isso porque, uma organização que se preocupa em desenvolver tanto habilidades relacionadas ao trabalho quanto interpessoais, terá um colaborador mais engajado e capacitado. Consequentemente, essa pessoa será mais produtiva e motivada a trazer bons resultados.
É fundamental realizar algum treinamento corporativo de forma constante, por exemplo: mensalmente. Se todos os meses você investir na capacitação dos colaboradores, mais eles vão se desenvolver e trazer inovações para a empresa.
Quais treinamentos aplicar?
Bom, isso já depende muito de qual é o segmento da sua empresa. Pense em novidades do mercado, novos conceitos que estão em destaque para a área de atuação. Mas em geral, existem treinamentos que podem ser aplicados em praticamente todos os negócios, como:
- organização da rotina;
- otimização de tempo;
- comunicação não violenta;
- kanban;
- 5S’s;
- etc.
Confira o e-book da EJEP sobre Kanban e aprenda como esse método pode aumentar a produtividade da sua empresa através da organização integrada!
Benefícios do treinamento corporativo
Mas como esse tipo de treinamento realmente impacta a empresa? Veja as vantagens a seguir:
- melhora do clima organizacional — os treinamentos fazem os colaboradores se sentirem valorizados e mais motivados a desempenhar um bom trabalho, melhorando também a satisfação interna para com a empresa e a gestão da rotina;
- aumenta a produtividade — colaboradores que sabem como executar suas tarefas levam menos tempo para terminá-las, produzem mais e não cometem erros operacionais e estratégicos, evitando assim o retrabalho e desperdícios;
- inovação — quando o funcionário domina um conteúdo e sabe como aplicá-lo, fica mais fácil identificar pontos fortes e fracos da empresa. Os treinamentos ajudam a desenvolver isso, aumentando a capacidade de analisar e sugerir melhorias para a organização;
- reduz a rotatividade — quando a empresa investe em um colaborador e valoriza seu trabalho, bem-estar e desenvolvimento, além da pessoa se sentir importante e essencial para a empresa, ela tem menos vontade e motivos para ir embora. Portanto, essa pode ser uma das táticas para evitar alta de rotatividade.
A sua empresa fez algum treinamento recentemente? A EJEP recomenda a prática e também indica que a sua organização faça um mapeamento de processos para controlar e padronizar os processos e conquistar melhores resultados!