Lean Manufacturing — O que é e Como Aplicá-lo?

lean manufacturing

O Lean Manufacturing pode ser uma alternativa muito interessante para a sua empresa caso esteja com problemas nos processos de produção, acúmulo de estoque, desperdício de investimentos e de matéria-prima. 

Continue lendo para saber como o Lean pode trazer soluções para a sua organização e, consequentemente, gerar mais resultados para o seu negócio! 

Como aplicar o Lean Manufacturing em uma empresa?

O Lean Manufacturing é uma filosofia de gestão que visa potencializar a produção de uma empresa utilizando menos recursos. Por esse motivo, o método também é chamado de produção enxuta, isso porque ele é mais focado em estoques reduzidos, priorizando que os bens sejam fabricados de acordo com a demanda (ou seguindo o just in time). 

Inclusive, uma das grandes dificuldades dos gestores é o desperdício na produção, que pode ocorrer devido a:

  • defeitos nos materiais, peças ou no produto final;
  • produção em excesso;
  • compra de materiais maior do que necessário;
  • processos e burocracias desnecessárias que não agregam valor ao cliente;
  • deslocamentos que poderiam ser evitados dos para conferir mais tempo e eficiência aos colaboradores;
  • tempo perdido com transporte desnecessário de materiais, produtos e logística ineficiente de processos;
  • pausas na produção devido a problemas técnicos ou falta de profissionais.

Seja em relação aos materiais ou ao tempo da linha de montagem, é comum aplicar práticas que mantêm os estoques reduzidos ao máximo, uma vez que com a produção sob demanda não há excesso de produção para armazenar.

Então, se o foco do Lean Manufacturing é acabar com os desperdícios e aumentar a produtividade, como encontrar esses problemas na sua cadeia produtiva? Como identificar os gastos desnecessários?

Existem algumas técnicas que podem ajudar nisso. Veja a seguir uma delas!

Mapeamento do Fluxo de Valor

O Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV) — também conhecido como Value Stream Mapping (VSM) — é uma ferramenta da engenharia de produção que foi criada para buscar a melhoria contínua de uma maneira mais padronizada nas indústrias. Essa metodologia identifica um processo que precisa ser otimizado para, em seguida, mapear e detalhar todo o seu fluxo de valor.

Ou seja, com o MFV, a sua empresa terá um mapa de como são os processos atuais da organização e outro mapa indicando o que poderia ser feito para gerar mais resultados para a sua indústria e resolver os problemas que estão impedindo o crescimento da produtividade.

Baixe o nosso e-book sobre mapeamento de processos para controlar e padronizar os da sua empresa, tornando-os mais claros e reduzindo a probabilidade de erros, problemas e desperdícios!

Outros posts