A otimização de processos dentro de uma empresa é fundamental para aumentar seus bons resultados, reduzir desperdícios e melhorar o desempenho.
Por exemplo, se o seu negócio está passando por problemas de produtividade, atrasos em entregas, baixa motivação na equipe etc, é um indício claro de que ações precisam ser tomadas o mais rápido possível e a otimização de processos pode ser um meio de resolvê-los.
Continue lendo para saber os motivos e as situações que indicam que você precisa investir na otimização de processos!
O que é otimização de processo?
Antes de continuarmos, é importante contextualizar o que exatamente é a otimização de processos. Essa é uma técnica que identifica possíveis falhas nas atividades rotineiras da empresa e propõem soluções para eliminar os gargalos e quedas de desempenho. Portanto, os erros são corrigidos a fim de aumentar os resultados.
O principal objetivo é tornar os processos das empresas mais eficientes, diminuindo os obstáculos. Tudo isso é feito por meio de ferramentas da Engenharia de Produção.
Quando sua empresa deve fazer a otimização de processos?
Existem alguns sinais e motivos que mostram que já está na hora do seu negócio focar na otimização de processos. Porém, não pense que você precisa esperar a situação ficar “crítica” para procurar ajuda, ou seja, não é necessário esperar acumular problemas. Procure soluções ao observar um ou mais dos casos a seguir:
- Necessidade de melhorar o tempo de setup – para quando os processos de produção estão travando em determinada etapa, levando mais tempo que o necessário;
- Diminuir prejuízos – tanto na compra de matéria-prima, quanto em estoques parados, produtos desperdiçados, etc;
- Aumentar a produtividade com processos mais padronizados, em menor tempo e com maior qualificação da equipe;
- Melhorar comunicação interna – melhora a troca de informações, relacionamento interpessoal entre a equipe e motivação dos colaboradores;
- Evitar retrabalhos;
- Evitar atrasos na produção e entrega para os clientes finais;
- Diminui as reclamações em relação a qualidade do produto e ao atendimento da empresa;
- Reduzir custos gerais (em todos os setores possíveis);
- Organiza e padroniza os processos, oferecendo treinamentos para os profissionais;
- Ganho de eficiência;
- Melhor controle financeiro, dos lucros e despesas;
- Planejamento bem estruturado para expandir a organização.
Todos esses motivos e ações contribuem para aprimorar a área que está dando prejuízo no seu negócio, ajudando a aumentar suas vendas e a consolidar a imagem da empresa.
Viu como a otimização de processos é importante? Faça um diagnóstico gratuito com a EJEP para descobrir quais problemas sua companhia pode estar enfrentando e como resolvê-los.