Toda empresa que cria algum produto, principalmente indústrias, precisa de um local para armazenar a matéria prima, os produtos ou as mercadorias — seja para aguardar a produção de novos itens, para venda ou exportação. Sendo assim, a gestão de estoque é um ponto que não pode ser negligenciado.
Do contrário, a empresa pode lidar com grandes prejuízos, perder oportunidades de negócio, enfrentar desperdício de materiais, de tempo, dinheiro e esforço usado na produção.
Para evitar os riscos, existem metodologias de organização e ferramentas que auxiliam a manter a produtividade e o estoque eficientes, como o sistema Just in Time.
Quer saber mais sobre como transformar a sua gestão de estoque mais eficiente? Continue a leitura!
O que é gestão de estoque?
A gestão de estoque se refere à administração e à organização dos recursos materiais de uma empresa ou indústria. Ou seja, é a gestão de itens como:
- matérias primas;
- produtos finalizados;
- peças de reposição para máquinas da linha de produção;
- equipamentos de proteção individual (EPIs);
- entre outros.
O estoque é fundamental para que a empresa seja capaz de atender as demandas dos clientes com mais eficiência e rapidez. Para isso, é preciso ter todas as informações sobre cada item, suas quantidades, as entradas e saídas.
Como tornar o estoque mais eficiente?
Gerenciar o armazenamento é uma responsabilidade grande, pois o excesso de estoque significa dinheiro parado, impactando o capital de giro e, não gerando lucro como o esperado. Para evitar que o estoque fique ocioso e inativo, siga as orientações abaixo!
1. Crie um catálogo completo e registre tudo
O seu estoque depende de uma ótima organização e, para manter o controle, você deve utilizar um catálogo completo, com o registro de todas as informações sobre todos os itens armazenados. Os principais dados para monitorar são:
- a quantidade de cada produto ou matéria;
- as datas de entrada e saída deles do estoque;
- localização do onde, no estoque, o produto está armazenado;
- quem retirou o item (em casos de EPIs, por exemplo).
2. Faça a otimização do estoque
Como otimizar um estoque? Basta armazenar os produtos em quantidade ideal, sem faltas ou excessos. Para isso, a empresa precisa ter um bom controle dos processos industriais, conhecendo bem as atividades da empresa, a sua rotatividade, previsibilidade de vendas e itens necessários para produção.
3. Tenha uma margem de segurança
Esteja preparado para adversidades e faça um planejamento de situações como:
- itens com data de validade perto do vencimento;
- mercadoria que fica ultrapassada
- manuseio incorreto de materiais;
- produtos com defeitos ou quebrados;
- roubos e furtos;
- danos naturais;
- acidentes;
- entre outros.
Tenha sempre um plano B para lidar com essas situações e não perder todo o estoque da empresa.
Como a EJEP pode ajudar?
Com a gestão de estoque da EJEP, sua empresa consegue a estruturação do controle, parâmetros, previsão das demandas e atinge uma redução no capital imobilizado, rupturas na produção e atrasos de pedidos. Além disso, há outras vantagens como:
- redução de custos logísticos;
- rapidez nos processos, do pedido à entrega dos produtos;
- aumento na competitividade;
- ganho na agilidade e eficiência;
- redução dos custos com insumos da produção;
- aumento do nível de serviço.
Entre em contato com a EJEP para solucionar problemas como falta de espaço físico, erros na contagem do estoque, entregas fora do prazo e muito mais!