A capacidade produtiva é o potencial máximo que empresas e pessoas possuem para elaborar produtos ou serviços em determinado período selecionado. Podemos traduzir esse termo como a quantidade de tarefas que podem ser realizadas no tempo estipulado.
Mas, será que você, dentro da sua organização, está conseguindo aproveitar a potência máxima e capacidade produtiva do seu time? Existem algumas formas de realizar essa tarefa e se você quer saber como, continue lendo este artigo!
Como explorar a capacidade produtiva de um time?
Pensando no melhor para sua empresa e seu time, é preciso entender qual é a capacidade produtiva de cada membro da equipe. Faça um acompanhamento de perto de quantas tarefas cada pessoa consegue realizar com a gestão de rotina e assim, será possível aplicar algumas táticas para explorar melhor essa potência.
Veja algumas ações que podem ser tomadas:
1. Investir em capacitação dos colaboradores
Uma forma não só de mostrar que você está entendendo a capacidade produtiva da equipe, mas também de que se importa com seu desenvolvimento é investindo em capacitação mais técnica para o time.
Você pode promover palestras, treinamentos corporativos e cursos com foco em gestão e organização de tarefas. Assim, com um time mais preparado, você poderá ajudá-los a entender os desafios do mercado e prepará-los para eles.
2. Faça premiações e dê gratificação por produção
Outra forma de incentivo a melhorar a capacidade produtiva de um time e explorá-la da melhor forma é encontrando os gargalos na rotina e promovendo pequenas premiações e gratificações aos que estão colaborando de alguma maneira.
Faça a implementação de programas que premiam funcionários e equipes de acordo com seus méritos. Criar um sistema de bônus, por exemplo, incentivando a competição saudável é um jeito de aproveitar esses espaços.
3. Respeite o tempo de cada um sem apressá-los
Essa dica, apesar de parecer óbvia, deve entrar aqui nessa lista. Uma vez identificada a capacidade de cada membro do time, é preciso aplicar as aulas e cursos, fazer as gratificações, mas também, entender que cada um tem o seu tempo para aprender e produzir.
Não é vantajoso acumular muitas tarefas em um determinado membro do grupo que acaba tendo uma produção mais baixa acreditando que esse excesso de tarefas vai incentivá-lo. Na verdade, isso pode travá-lo ainda mais.
4. Invista em novos processos e tecnologias
Por fim, a última dica que temos nessa lista é sobre a tecnologia e otimizar processos para aumentar a capacidade produtiva da equipe.
Por muitas vezes, pode ser que os seus processos instalados na organização estejam a dificultar a potência de produção do time. É importante que, de tempos em tempos, você revisite os processos e todas as etapas para entender o que está acontecendo e porque as pessoas se encontram estagnadas naquele percentual.
Muito mais do que explorar essa capacidade, é preciso incentivar que os colaboradores melhorem esse número. É importante mostrar que a empresa se importa com os números, mas também com o desenvolvimento dos que produzem. Confira o nosso artigo sobre como aumentar a produtividade em seu negócio para prosperar ainda mais!