4 Erros comuns na Gestão Industrial e como evitá-los

erros comuns na gestão industrial

Gestão Industrial é o campo responsável por gerenciar e supervisionar o processo da produção industrial. Confira abaixo os 4 erros mais comuns e como evitá-los.

O que é Gestão Industrial?

Gestão da Produção Industrial é um campo que busca organizar com o máximo de eficiência os processos que compõem a dinâmica produtiva de uma empresa. Sua integração tem resultado em diversos aprimoramentos tecnológicos, favorecendo os fluxos de fabricação existentes.

A área cumpre a função de um tipo de ponte, praticamente obrigatório no cenário contemporâneo, que conecta fatores administrativos e necessidades materiais. Ela fortalece todas as atividades particulares à organização empresarial, resultando em negócios mais aptos a lidar com a competitividade do mercado.

É justamente isso o que a torna tão necessária nos dias de hoje. Em um mundo marcado por grandes exigências sociais e econômicas, é um desafio equilibrar certos fatores que orientam o cotidiano de uma indústria, não acha?

Por um lado, há uma demanda constante por maior produtividade e redução dos custos de produção. Por outro, é muito válido que haja um rígido controle de todo o processo para garantir a qualidade de tudo o que é fabricado.

Para o manejo hábil desses elementos, o Gestor da Produção Industrial é quem toma a dianteira e se encontra melhor preparado. Só com sua visão diferenciada, ao mesmo tempo ampla e especializada, uma organização pode atingir o nível de competência desejado.

Erros na gestão industrial

O primeiro passo para evitar os erros na gestão industrial é conseguir identificá-los, pois muitas vezes os prejuízos não são tão drásticos a curto prazo e acabam passando despercebidos. Por isso é importante saber com precisão e atentar-se a cada detalhe. 

Será que a sua indústria está sofrendo com algum dos problemas abaixo? Continue lendo o artigo para saber mais e o que é possível fazer para encontrar soluções. 

Principais problemas na gestão industrial

Sabemos que são inúmeros os desafios que um gestor enfrenta para obter uma gestão industrial eficiente, almejando o bom desempenho das equipes e maior produtividade dos processos da empresa.

Um gerenciamento falho da produção, por exemplo, afeta o alcance dos objetivos estratégicos, falhas na manutenção, baixo rendimento e atrasos nas entregas. Erros na gestão contribuem na ampliação de gargalos e quedas de competitividade para a indústria.

Por isso, a organização e os gestores devem estar preparados para identificar e evitar qualquer tipo de erro que abale a lucratividade do negócio. É possível dizer que uma boa gestão da indústria está ligada em 4 pilares: pessoas, processos, tecnologia e demandas externas.

Listamos a seguir os principais erros na gestão industrial. Confira!

1. Logística ineficiente

A logística é uma etapa fundamental para qualquer organização. Isso porque mesmo que a linha de produção esteja em perfeito estado, funcionando com exatidão e sem desperdícios, se o desempenho da gestão de estoque estiver abaixo do esperado e com desorganização, os produtos não serão entregues da forma que deveriam e haverá atrasos. 

Para solucionar esse problema é necessário:

  • identificar as lacunas no gerenciamento de estoque;
  • reportar problemas no maquinário ou tecnologias utilizadas;
  • definir o que pode ser melhorado nos itinerários percorridos, para garantir o sucesso no atendimento de todas as demandas.

2. Falta de manutenção na indústria

Outro fator de preocupação na gestão industrial é a manutenção de seus equipamentos. A checagem, atualização, correção e, por vezes, substituição de equipamentos precisa ser feita, pois o maquinário defeituoso ou inoperante pode prejudicar completamente a produção.

Uma dica para solucionar esse tipo de problema é focar na manutenção preventiva ao invés de manutenção corretiva. Ou seja, fazer a vistoria, checar antes mesmo de um problema aparecer.

3. Pouco investimento em treinamento para a equipe

Para se manter em evidência, eficiente e com um diferencial competitivo em relação às outras indústrias, é essencial investir em tecnologia e treinamento dos colaboradores. Quando eles não estão capacitados o suficiente, a empresa fica estagnada ou então podem ocorrer mal uso de equipamentos, gerando acidentes.

Manter o time atualizado sobre as rotinas e tecnologias que utilizam reduz gastos com manutenção e outros custos a médio e longo prazo.

4. Comunicação interna desorganizada

Uma comunicação interna organizada e dinâmica é fundamental para o sucesso do plano estratégico estabelecido pela direção de qualquer empresa.

Quando os departamentos não se comunicam entre si e as informações divulgadas pela diretoria são desencontradas e incompletas, fica praticamente impossível para os gestores agirem de forma coordenada, o que compromete o trabalho dos colaboradores e os resultados do negócio.

Por que identificar os erros na gestão

Agora que sabe quais são alguns dos principais erros na gestão industrial, você pode estar se questionando: se minha empresa é tão pequena, por que devo me preocupar com isso?

Em primeiro lugar, entenda que os equívocos listados não são restritos a uma grande indústria. Ainda que sua relação com os resultados sejam proporcionais ao tamanho do negócio, podem ser decisivos quanto ao crescimento ou mesmo à sobrevivência dele. “Os empreendedores não podem mais estar à margem dessas questões, pois o mercado é implacável e está cada vez mais exigente quanto a isso”, alerta Tiossi.

A verdade é que toda empresa pode errar – e isso não é exatamente um pecado. O pecado está em ignorar esse fato, não saber como identificar os equívocos na gestão, não os admitir e não tomar atitudes corretivas imediatamente.

Se você vem errando, respire fundo e busque as soluções, que certamente passam por processos de diagnóstico bem elaborados e executados por profissionais competentes.

O consultor nos lembra que estruturas mais enxutas oferecem maior rapidez, mas você precisa descobrir se o “enxuto” é fruto de uma gestão modernizada ou deficiente pela falta de ferramentas gerenciais e produtivas adequadas e processos bem definidos.

Com um diagnóstico correto, será possível acertar também no tratamento – de nada adianta buscar o remédio errado. Para esse objetivo, Tiossi aponta quatro possíveis caminhos, acessíveis mesmo aos pequenos empreendedores:

  • Metodologias de Balanced Scorecard (BSC) que apontam áreas de melhorias em desempenho
  • Softwares que reúnem informações a respeito a produção e relacionamento
  • Profissionais de consultoria habilitados que dominam ferramentas e podem propor um trabalho mais intensivo
  • Entidades como Sebrae, Senai e CNI também oferecem programas de competitividade capazes de apoiar o empresário nessas demandas.

Conheça a consultoria para empresas da EJEP e saiba como você pode evitar os problemas da gestão industrial para garantir maior eficiência e lucratividade.

Outros posts