A importância da Logística Internacional para as Organizações

Primeiramente, a logística compreende todo trabalho exigido para vender e entregar uma mercadoria. Empresas que desejam crescer no mercado devem refletir sobre a importância da logística internacional para organizações.

Isso porque, além de cadeias mais amplas de produção, o comércio internacional possui normas e especificidades as quais as empresas devem estar atentas.

Contudo, se uma organização se preocupa com a logística internacional e implanta as condições necessárias para avançar nesse mercado, pode alcançar grandes resultados, inclusive no cenário local.

Venha entender a importância da logística internacional para as organizações.   

O que é a Logística Internacional?

A logística é uma área que inclui todas as operações necessárias para mover e posicionar o estoque de mercadorias na cadeia produtiva de um negócio.

Ela se caracteriza como um processo, ou seja, uma série de atividades integradas que gera valor a partir do posicionamento, configuração, tempo de disponibilização, localização e acesso aos produtos.

Por outro lado, a Logística Internacional é o processo que promove a movimentação de mercadorias entre dois ou mais países,  tendo por objetivo a realocação de estoques entre países. Movimentação que integra cadeias produtivas e compreende fornecedores, fabricantes, prestadores de serviços, transportadores, aduanas, consumidores e operadores.

As atividades da logística são apoiadas por recursos de tecnologia da informação que facilitam a integração dos sistemas, segurança dos dados e redução do tempo de resposta para tomada de decisões.

Qual o papel da Logística Internacional?

O desenvolvimento do comércio internacional foi alavancado por trocas mútuas e pela constatação que o comércio contribui para o desenvolvimento global. A Logística Internacional é um facilitador desse processo.

Nesse sentido, a logística internacional da empresas tem como função:

  • Encaminhar o transporte de mercadorias entre países;
  • Analisar as vantagens e desvantagens de cada meio de transporte;
  • Garantir que as mercadorias sejam embaladas adequadamente;
  • Providenciar seguro para as mercadorias;
  • Identificar a melhor forma de pagamento e estratégia de proteção cambial (hedging);
  • Determinar responsabilidades das partes locais e estrangeiras na remessa das cargas;
  • Conseguir a documentação aduaneira  de acordo com a legislação vigente nos países de compra e venda.

No comércio exterior, as operações logísticas se tornam mais abrangentes, ao lidar com grandes distâncias, maior tempo de locomoção, legislações diferentes, questões financeiras e diversidades culturais e de idioma.

A importância da Logística Internacional para a competitividade da empresa

A Logística Internacional é uma forma da organização se tornar mais competitiva. Isso porque, para se adequar a ela, a empresa deve buscar mecanismos e implementar práticas para uma gestão integrada e para a melhorar o nível do produto/serviço oferecido.

Assim, a importância da Logística Internacional para as organizações se manifesta em uma série de atitudes que esta deve providenciar. Entre elas:

Conhecer a população e cultura de outros países

A negociação, e por consequência a logística internacional, significa socializar, conhecer, entender, buscar conhecimento sobre as culturas com as quais pretende se relacionar e adaptar sua forma de comportamento quando inserido nelas.

Além da interação entre os Stakeholders, essas características culturais também se estendem a questões práticas, como por exemplo melhores alternativas para o transporte e entrega de mercadorias.

Conhecer sua estrutura e capacidade para desenvolver uma estratégia de Ação

Ao analisar sua estrutura a fim de desenvolver uma logística internacional, o que pode ser feito através das cinco forças de Porter, a organização deve buscar também a implantação de uma estratégia de ação.

Essas ações devem possibilitar vantagens competitivas sustentáveis com relação a seus concorrentes, atender necessidades do mercado e agregar valor aos produtos/serviços do ponto de vista dos clientes. Um cliente satisfeito pode ser um cliente fidelizado e, como se sabe, é mais custoso desenvolver-se novos clientes do que reter- se os já conquistados.

Assim, nas cadeias produtivas internacionais consideramos os níveis de serviços aos clientes de cada país.

Para isso a empresa deve estudar profundamente:

O Nível de Serviços aos Clientes: Conjunto de atributos agregados aos produtos além de suas características físicas e de preço, visando a satisfação do cliente. Aqui é preciso avaliar possíveis lacunas sobre o conhecimento, padrões, desempenho e comunicação em relação a satisfação dos clientes e suas percepções sobre a qualidade do serviço logístico.

As cadeias produtivas: As cadeias na logística internacional têm uma abrangência ampla, compreendendo:

  • Negociação com os fornecedores e compras;
  • Transporte, recebimento e armazenagem de materiais;
  • Produção, manutenção e instalações e equipamentos;
  • Armazenagem, expedição e transporte do produto;
  • Negociação com os clientes, marketing e vendas;
  • Assistência técnica e pós-venda;
  • Processamento das compras, vendas e análise de créditos;
  • Contas a pagar e a receber.

Nessa perspectiva existem alguns desafios, como por exemplo conhecer as expectativas dos clientes em relação ao desempenho de cada atividade logística, ou seja, atender as quantidades exigidas, embalagens adequadas, tempo de transporte, etc.

Outro desafio é que precisamos adequar as estruturas organizacionais às atividades logísticas, e assegurarmos que o trabalho exigido será executado. Além disso, devemos estimular a integração dessas atividades.

Sua capacidade de Resposta (Responsiveness): clientes buscam cada vez mais soluções personalizadas. Relacionamentos entre vendedor e comprador devem se basear em parcerias para melhoria da qualidade do produto e de seus atributos com inovações, redução de custos e integração entre produção e entrega.

As Estratégias Logísticas atuais: consideramos alguns pontos ao avaliar sua estratégias e formular outras, como por exemplo:

  • As exigências quanto ao serviço para cada segmento de clientes,
  • Como a integração operacional pode ser atingida;
  • Se o sistema de distribuição minimiza os custos com níveis competitivos de serviços
  • Se as tecnologias de movimentação e armazenagem  de materiais (equipamentos e instalações) facilitam o cumprimento dos objetivos de serviços;
  • As possibilidade de redução de custos de transporte a curto e longo prazo;
  • Se os atuais procedimentos de gestão de inventário suportam maiores demandas,
  • Se os sistemas de informações são adequados para a eficiência das operações logísticas,
  • As mudanças operacionais necessárias para um melhor desempenho,
  • Como os recursos devem ser organizados para atingir os objetivos de serviço e operação.

Desenvolver Estratégias Logísticas Competitivas

A logística Internacional deve contribuir para que a organização ofereça o melhor nível de serviço ao menor custo total possível. Uma tarefa complexa, pois como se sabe, a melhoria do nível de serviço implica, na maioria das vezes, em aumento de custos.

Algumas estratégias para desenvolver um logistica internacional competitiva incluem as trocas compensatórias (trade-offs),  a identificação dos melhores meios de transporte de para a área e abrangência de atuação e a postergação (Postponement), que consiste em adiar o término do processo de produção o mais próximo possível do cliente e da finalização da operação de compra e venda.

Pensamos em estratégias logísticas tanto locais como internacionais através dos seguintes pontos:

  • Quantidade de fábricas, Centros de Distribuição (CDs) ou armazéns necessários
  • Localizados (estado, país)
  • Áreas a atender e com quais produtos
  • Níveis de armazenagem (CD e armazéns) necessários
  • Forma de abastecimento de cada CD e armazém
  • Clientes a serem atendidos por cada CDs e armazéns
  • Formas de transporte podem ser utilizados e que produtos
  • Impostos, taxas e outras despesas
  • Onde e quando são pagos
  • Volume ideal de vendas por produto e por localização
  • Custos relativos a cada atividade logística das cadeias
  • Fornecedores e respectivas unidades da empresa e em quais volumes 
  • Volume de estoque, por produto e onde armazenar

Muitas vezes precisamos contar com uma assessoria especializada para desenvolvermos uma logística internacional eficiente. Que irá identificar problemas e desenvolver as melhores estratégias.

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