A importância dada a organização em uma empresa está diretamente ligada ao seu crescimento e lucratividade. Ela se concretiza na estrutura organizacional.
Seja formal ou informalmente, cada empresa acaba criando uma dinâmica de funcionamento. Contudo, quando essa organização não é planejada a empresa opera de forma ineficiente e, muitas vezes, pode haver perdas significativas.
Por outro lado, quando desenha sua estrutura organizacional, a empresa é administrada de maneira eficiente e econômica. Compreender a importância da organização em uma empresa e criar um roteiro operacional eficaz ajuda a garantir que nenhuma posição necessária seja negligenciada e que não haja departamentos com pessoal excedente.
Continue a leitura e saiba mais sobre a importância da organização em uma empresa e os diferentes tipos de estrutura organizacional.
Importância da Organização em uma Empresa
Funcionando de forma organizada, uma empresa possui mecanismos mais eficientes de gestão e operacionalização das atividades. Com isso a empresa ganha em produtividade e economia.
Além disso, podemos citar entre os benefícios da organização para um negócio:
1. Especialização da equipe
Em uma empresa organizada, todo o trabalho é sistematicamente alocado e dividido em diferentes partes e o profissional certo é colocado no trabalho certo.
Isso aumenta a eficiência dos trabalhadores e os motiva a dar o melhor de si no trabalho. A execução repetitiva de um trabalho específico ajuda o trabalhador a ganhar experiência e se especializar nesse trabalho. Ou seja, a organização leva à especialização.
2. Clareza nas Relações de Trabalho
A organização ajuda a estabelecer relações de trabalho e define claramente as linhas de comunicação e também especifica quem deve se reportar a quem. Isso ajuda ainda mais na fixação da responsabilidade e também especifica as dimensões da autoridade que um indivíduo pode exercer.
3. Otimização dos recursos
A organização proporciona um uso mais completo e eficiente de todos os recursos humanos, físicos e financeiros. A alocação adequada de trabalhos ajuda a evitar a sobreposição de trabalho e garante o uso ideal dos recursos sem qualquer desperdício.
4. Adaptação às Mudanças
A organização ajuda as empresas a se ajustarem às mudanças ambientais. A fim de assegurar o bom funcionamento da empresa, a organização modifica adequadamente a estrutura organizacional e as várias inter-relações existentes na empresa.
Além disso, também fornece estabilidade na empresa para que ela continue a crescer e sobreviver apesar das mudanças.
5. Desenvolvimento de Pessoal
A redução da carga de trabalho permite que os gerentes desenvolvam novos métodos e técnicas para realizar os trabalhos com eficiência e explorar novas áreas para o crescimento de uma organização.
Por outro lado, a delegação mais clara de responsabilidades, desenvolve nos subordinados a capacidade de lidar de forma eficaz com os desafios e também os ajuda a crescer para realizar todo o seu potencial.
6. Expansão e Crescimento
A organização promove o crescimento e a diversificação de uma empresa. Ele permite que a empresa assuma novos desafios, por exemplo, mais cargos, departamentos, novas linhas de produtos e também novos territórios geográficos para aumentar as vendas e o lucro.
Como uma empresa pode se organizar
Até aqui você entendeu a importância da organização para uma empresa,porém também é fundamental entender como isso se dá na prática. Vejamos!
Uma estrutura organizacional, também chamada de organograma, é implantada de acordo com as necessidades específicas da empresa e seu atual estágio de desenvolvimento.
Uma empresa em fase de startup, por exemplo, tem uma estrutura organizacional que se assemelha a uma linha horizontal, na qual cada um dos gerentes trabalha em estreita colaboração com os outros.
À medida que a empresa cresce, a estrutura organizacional se estende tanto vertical quanto horizontalmente. Cada gerente pode passar a ter um ou mais indivíduos abaixo dele no organograma, e novas áreas funcionais ou departamentos são adicionados à medida que o negócio se torna mais complexo.
Basicamente, são 5 os tipos mais comuns de estrutura organizacional, ou seja, as formas como as empresas organizam suas equipes. Confira:
1. Estrutura linear
Também chamada de estrutura hierárquica, vertical ou piramidal. Esse é o mais clássico dos modelos, justamente por ser o mais antigo.
É baseada na dinâmica de organização dos antigos exércitos na qual cada pessoa se reporta à outra que está em um nível hierárquico imediatamente acima, não havendo sobreposição. A Estrutura linear é uma hierarquia bem definida em que o poder tende a ser mais centralizado.
2. Estrutura Matricial
Esse modelo organiza as equipes com base no departamento, ou função, e no projeto a ser desenvolvido.
Aqui cada funcionário passa a ter dois “superiores”: um de linha, que é o responsável pelo departamento, e outro é o líder do projeto. O intuito é buscar o máximo desempenho possível.
Ou seja, empresas que seguem a estrutura matricial têm equipes multidisciplinares lideradas por gerentes de projetos. Por sua vez, essas equipes respondem à alta gestão.
3. Estrutura Funcional
Esse modelo de estrutura organiza a empresa em departamentos. Ele é umas das estruturas clássicas e também é a mais comum. Os colaboradores são alocados de acordo com sua área de atuação. Cada departamento possui um gerente.
Mesmo que de forma não planejada, se a empresa fala em setor de marketing, setor financeiro, setor de vendas, etc, pode-se dizer que ela se organiza na estrutura funcional.
4. Estrutura Divisional
Essa estrutura é usada de forma mais comum por empresas que operam em diferentes frentes de produção ou com diferentes produtos. Aqui, cada divisão funciona de forma autônoma e independente, de acordo com seu objetivo.
Uma indústria de cosméticos, por exemplo, pode ter uma divisão responsável por produtos capilares, enquanto outra cuida da produção de hidratantes corporais.
Ou seja, cada setor ou divisão é responsável pela produção de um produto ou por um serviço.
5. Estrutura em Rede
Essa é a forma mais moderna de organização e tem se tornado mais popular por ser a que melhor se adequa a cenários relativamente novos como o trabalho remoto, por exemplo.
Na estrutura de rede o profissional não trabalha necessariamente dentro da empresa, ou mesmo no mesmo estado ou país onde ela funciona.
Antes do home office, o modelo já era usado, por exemplo, por empresas que vendem seus produtos por catálogos e/ou por meio de consultores.
Conclusão
Depois de entender a importância da organização para uma empresa e saber como ela pode se organizar, você deve ter percebido que este não é um passo tão simples. Afinal, isso pode demandar, por exemplo, a contratação ou realocação de profissionais, um estudo para definir a melhor estrutura organizacional, entre outros pontos.
Assim, para determinar a melhor forma de organizar sua empresa, não só em relação ao organograma, mas outras questões como logística, gestão de estoque, entre outros, é fundamental contar com uma consultoria empresarial especializada. Conheça a consultoria da EJEP e descubra como podemos te ajudar!