O mapeamento de processos tem a ver com comunicar seu processo a outras pessoas. Você pode gerar uma compreensão maior com os mapas de processos.
O principal objetivo de um projeto de Mapeamento de Processos é realizar a descentralização dos conhecimentos de uma empresa, permitindo os gestores ter um foco maior na estratégia, se afastando do operacional.
Além de diminuir retrabalhos e aumentar a eficiência pelo fato dos funcionários saberem o que deve ser feito com tudo documentado.
Nessa etapa inicial, são alinhadas as expectativas sobre o projeto com o cliente e o papel da EJEP no resultado, além de seguirmos com os procedimentos de definição e aprovação do Termo de Abertura do Projeto. Assim, a EJEP realiza uma sensibilização com todos os participantes do projeto para garantir engajamento e resultados que estejam alinhados com a estratégia.
Na segunda etapa do projeto, ocorre um estudo aprofundado sobre o funcionamento dos atuais processos da empresa, além da compreensão e divisão de atividades e funções entre as áreas a fim de entender a rotina atual. Para isso, são realizadas entrevistas com os colaboradores chave, a fim de entender seus processos. Dessa forma, entendemos a forma mais adequada de documentação para a empresa.
Nesta etapa, analisamos detalhadamente os processos previamente coletados, entendendo como ocorrem a partir de uma construção conjunta, dessa maneira, identificando oportunidades de melhoria na rotina mapeada, definindo seu formato ideal com o objetivo de otimizá-la.
Iniciamos a elaboração da documentação padrão que será entregue a partir dos dados coletados nas etapas anteriores, os documentos são preparados e constantemente validados com o cliente para garantir a maior precisão possível.
Durante a última etapa do mapeamento são feitas as validações finais das construções para assegurar sua qualidade. Assim, ocorre a entrega final de toda a documentação desenvolvida durante o período de projeto.
Case InCuca:
No projeto desenvolvido para a InCuca, conseguimos reduzir o tempo médio de criação de sites de 80 para 57 dias — uma queda expressiva de 29%. Essa otimização permitiu à InCuca acelerar suas entregas e atender seus clientes com mais agilidade.
Além disso, esse case é um exemplo claro de como capacitamos nossos membros, transformando cada projeto em uma oportunidade para gerar resultados expressivos para nossos clientes. Nossa equipe não só aprimora suas habilidades, como entrega soluções que impactam diretamente o crescimento e o sucesso do negócio.
Empresa Júnior Brasileira de Engenharia de Produção
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