Projeto Intelbras

Necessidades

A lntelbras é uma das maiores empresas nacionais em soluções para segurança, redes, comunicação e energia, com mais de 40 ano de experiência e atuando em diversos países ao redor do mundo. Com o crescimento da demanda pela qualidade em seus produtos, a empresa não conseguia acompanhar o crescimento acelerado no setor o que gerava sobrecarga dos colaboradores e perdas para a
companhia.

Em 2017, a EJEP realizou uma consultoria para Intelbras com o objetivo de solucionar o problema de baixa capacidade produtiva em um das áreas da empresa. O setor estudado pela EJEP foi o SMD (Surface Mount Device), apresentando uma média de 10 setups, tempo decorrido na troca de ferramentas entre os processos, por dia com variações de 9 à 50 minutos, além de possuir alguns gargalos dependendo da troca a ser realizada.

Soluções

Durante sete semanas a equipe vivenciou a rotina do setor, observando os processos e quais as principais dificuldades encontradas durante cada etapa. Durante esse tempo a EJEP realizou quase 6 horas de filmagens e a média de tempo encontrada para setup foi de 26 minutos e 47 segundos, dimensionando assim, uma meta de redução de 30% nesse tempo.

Buscando aumentar a disponibilidade da linha produtiva, a EJEP utilizou a metodologia Troca Rápida de Ferramentas (TRF) de Shingeo Shingo. Porém, devido ao fato do gargalo da linha produtiva não ser fixo, o estudo teve que ser realizado não só em uma máquina, mas de forma mais ampla, na linha completa e sobre todo o procedimento do setup.

Através dessa metodologia, estudo das máquinas e dos vários setups, a EJEP desenvolveu, juntamente com a equipe da Intelbras, um padrão para a realização da troca. Padrão esse que possibilitou que a troca de ferramenta fosse realizada da melhor forma possível, eliminando desperdícios e diminuindo o tempo total de setup.

 

Como resultados do projeto, verificou-se a redução de 45% do tempo médio de setup (antes de 26 minutos e 47 segundos, para 14 minutos e 34 segundos). Dessa forma, levando em conta o custo da hora parada, gerou-se uma economia anual de R$248.968,79

Faça sua empresa ter mais organização resultados produtividade rendimento qualidade

Aproveite nossos materiais didáticos!

Conheça
Nossos Cases!

Vamos Impulsionar
seus Resultados!