A EJEP realizou um projeto no estacionamento da NSC TV – Morro da Cruz (Antiga RBS TV). A empresa apresentava diversos pontos de melhoria em seu estacionamento. Os colaboradores da empresa demandavam um considerável tempo do seu dia na espera para estacionar ou retirar seu carro do local. Além disso, o estacionamento não apresentava nenhuma padronização na distribuição de vagas e veículos.
Foi apontado como solução a ferramenta layout, porém ela não cobria e alcançava todos os objetivos propostos pela EJEP. Foi necessário, portanto, utilizar a ferramenta e adaptá-la ao uso no estacionamento: estudar e analisar estatisticamente para compreender o fluxo do material (automóveis), para posicioná-los de forma e sanar tais pontos identificados como melhoria. Foi utilizado então, a seguinte metodologia com 4 macro etapas:
— Coleta de Dados: No que se refere a reorganização do fluxo, o projeto foi embasado em dados coletados pela própria equipe;
— Implantação: Após a análise dos dados foi realizado um levantamento estatístico para distribuição dos usuários no estacionamento;
– Aprimoramento: Foram realizadas semanas de testes para que o estacionamento tivesse o comportamento atual;
– Acompanhamento: Os reflexos das ações tomadas forma monitorados e ao fim do projeto chegamos com a clareza de ter beneficiado o estacionamento com menor número de manobra, surgimento de manobras proativas, conhecimento claro do fluxo, diminuição da frequência de obstrução da entrada e a eliminação dos focos de convergência e aspectos visuais melhorados, como o alinhamento de carros e a formação de filas em locais definidos.
Após 12 semanas de projeto a equipe conseguiu reduzir consideravelmente o tempo de manobra (podendo ser utilizados apenas 2, e não 3 manobristas como anteriormente), além disso conseguiu fazer uma padronização na alocação no estacionamento seguindo uma logística de fácil compreensão, podendo ser mantida pela Equipe RBS através do Plano de Ação.
Nos mande uma mensagem!