Como empresas de serviços podem se adaptar ao mercado

O setor de serviços representa atualmente mais de 60% das vagas de emprego do país. Apesar de ser caracterizado por atividades bastante heterogêneas quanto ao porte das empresas que o oferecem, alguns aspectos as afetam de maneira comum.

Foi divulgado na última semana (28/04) o resultado, referente ao mês de abril, do ICS (índice de confiança de serviço) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O índice teve a primeira queda no ano (1,1%) e atingiu a marca de 84,2 pontos, conforme matéria do G1. Mas quais os fatores dessa queda e o que as empresas do setor podem fazer para se proteger?

Segundo a análise mensal de Silvio Sales, consultor da FGV/IBRE (Instituto Brasileiro de Economia), podemos inferir que os dois principais motivos desse retrocesso e do índice manter-se em um patamar historicamente baixo são:

1. Dificuldade na avaliação da situação atual e futura

Decorrente de fatores como a instabilidade política e as incertezas que cercam o mercado, uma vez que fatores tidos como imutáveis podem em pouco tempo ser alterados na conjuntura brasileira, o que altera o fluxo de investimentos e viabilidade de alguns modelos de negócio.

Um exemplo de como as ações políticas podem afetar as empresas prestadoras de serviços foi a aprovação da medida em favor da terceirização, tema abordado em O Impacto das Terceirizações – como aproveitar a mudança”, que mostrou as oportunidades das recentes alterações da legislação.

2. Queda de demanda doméstica

Foi o fator que mais contribuiu para baixa do índice, já que a demanda prevista variou menos 8 pontos. Influenciada por diversos fatores, o impacto da variação na procura por serviços pode ser atenuado por parte das empresas.

Para amenizar o possível efeito que essas oscilações possam causar e preparar-se para elas, a EJEP realiza projetos nas áreas de previsão de demanda. Já para conter a queda oferecemos um plano de marketing personalizado.

  • Previsão de demanda

Sua empresa, ao conhecer melhor sua demanda, tem mais informações para planejar sua cadeia produtiva. Assim, diminuem os impactos que possíveis flutuações no mercado poderiam ter sobre seus resultados. Podendo prever, torna-se mais fácil tomar decisões estratégicas assertivas de como direcionar seu negócio, uma dessas decisões é a de como gerir seus estoques.

  • Plano de Marketing

Outra alternativa para contornar uma baixa demanda é utilizar de um plano de marketing bem estruturado para garantir suas vendas. Ter a noção real de seu nicho de mercado te possibilita diminuir possíveis fraquezas e maximizar suas forças, identificando ameaças e oportunidades que o mercado pode oferecer.

Portanto, seja qual for o fator que levou à queda da confiança, a EJEP tem a solução certa!

 

Por Bernardo Conceição.

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