Como encontrar a melhor solução para problemas empresariais complexos?

 

O contexto empresarial pode ser comparado a um jogo de xadrez, em que as jogadas devem ser definidas dentre um grande número de possibilidades.

Ocorre que o cérebro humano somente é capaz de encontrar as melhores possibilidades quando há um número reduzido delas. Eis então que surgem as questões:

“O que fazer para tratar problemas complexos e importantes, os quais o cérebro humano não é capaz de resolvê-los?”

“E se houvesse uma forma de avaliarmos milhares de soluções de forma rápida e eficiente?”

“E se soubéssemos qual o melhor dentre próximos passos, de modo a termos as soluções que somente os melhores jogadores de xadrez do mundo conheceriam?”

Todas essas vantagens podem ser obtidas utilizando as ferramentas de Pesquisa Operacional!

O surgimento da Pesquisa Operacional nos remete à segunda guerra mundial, quando foram reunidos os mais célebres especialistas em gestão, matemática e computação para solucionar problemas de ordem tática e operacional relacionados às estratégias de guerra. Os especialistas criaram modelos matemáticos apoiados em dados e fatos, os quais resultavam em estratégias ótimas que serviam como base para as tomadas de decisão durante as batalhas.

Com o fim do conflito e o sucesso do método, os especialistas transferiram a nova metodologia para abordagem de problemas de grande complexidade em empresas.

O método de solução de problemas em Pesquisa Operacional pode ser dividido em cinco etapas:

1. Definição do problema:

Nesta fase são definidos os objetivos a serem atingidos, as variáveis envolvidas no problema, e as principais restrições.

2. Escolha do modelo:

A escolha do modelo depende do tipo de problema a ser resolvido. Os modelos matemáticos mais utilizados são de programação linear.

3. Solução do modelo:

Nesta fase a solução é encontrada a partir do modelo matemático adotado na resolução do problema.

4. Validação do modelo: 

O modelo é testado para verificar se a solução obtida é condizente com o problema estudado.

5. Implementação da solução:

Nesta fase a solução é convertida em regras ou planos práticos para a tomada de decisão.

Resumidamente, a pesquisa operacional abrange um conjunto de métodos utilizados para resolver problemas de diversas naturezas, como de planejamento e controle da produção, problemas logísticos, econômicos, de recursos humanos, dentre inúmeros outros. O mais interessante é que o resultado da aplicação do método será sempre a solução ótima (melhor possível) para o problema, ou no mínimo uma solução muito próxima da ótima.

Quer encontrar a solução ótima para o seu problema? Entre em contato conosco e agende uma reunião!

 

–  Por Bianca Vieira.

Outros posts