Como fazer mais com menos?
Fazer mais com menos? É exatamente isso que a Otimização de Processos preconiza!
Administrar uma organização comercial consiste em um desafio perante o cenário atual de concorrência acirrada e instabilidade política e econômica. Dentro dessa realidade, a otimização de processos deixa de ser uma “novidade” e passa a ser um fator determinante no sucesso dessas empresas.
Otimizar processos é tornar a empresa mais concisa, integrada, de forma a criar sinergia entre os recursos humanos e não humanos a fim de consumir menos tempo, matéria prima e esforços.
O passo inicial para uma melhor gestão de processos é o mapeamento. Essa etapa é fundamental, pois possibilita entender o funcionamento da organização como um todo.
No mapeamento, cada etapa do processo produtivo é analisada de forma objetiva. O objetivo geral é saber exatamente os processos e atividades que agregam ou não valor, além daqueles que consomem mais recursos e tempo. Com isso, é possível reduzir os eventuais gargalos que atrapalham a produtividade do comércio. Então, o empreendedor poderá enxugar ou até eliminar as atividades que absorvem recursos e não geram valor.
Além disso, com um mapeamento do processo, outros colaboradores podem aprender mais rápido a como fazer melhor o seu trabalho.
Os benefícios ao adotar a prática de mapeamento e melhoria de processos abrangem:
- Redução de custos;
- Melhor conhecimento das atividades da empresa;
- Aumento da produtividade;
- Aumento da competitividade;
- Agilidade nas tomadas de decisão;
- Recursos para investimento;
- Satisfação dos clientes;
- Maior previsibilidade de resultados;
- Aceleração da curva de aprendizado.
Como foi visto, a otimização de processos e sinergia da empresa é de extrema importância para a sua vitalidade, pois é o conjunto de todas as ações que geram valor para o produto final visando uma melhor posição no mercado.
Você pode conhecer um pouco mais sobre mapeamento de processos com o nosso ebook!