Ferramentas que aumentam a produtividade da sua indústria

Segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), no período de 2002 a 2012, o Brasil foi um dos países que menos aumentou a produtividade, tendo crescido somente 0,6% nesse período, conforme mostra o gráfico abaixo:

A produtividade é o índice de produção por hora trabalhada, ou seja, em termos gerais produtividade é a relação de resultado por esforço. Quando a produtividade de uma empresa é baixa, ela tende a gastar muito mais recursos para conseguir os resultados desejados.

Para aumentar a produtividade é necessário realizar projetos que estejam alinhados com os objetivos da produção. Quando não há investimentos, se perde a capacidade de alcançar níveis de produtividade elevados. Nesse case trazemos um exemplo de como trabalhamos para aumentar a produtividade.

 

A seguir, vamos apresentar 7 ferramentas que auxiliam as indústrias a melhorarem seu nível de produtividade:

 

Troca Rápida de Ferramentas (TRF)

Essa é uma técnica que busca reduzir o tempo de setup (ou troca de ferramenta) das máquinas utilizadas na produção para torná-las mais eficientes. Dessa forma, esse tempo ganho com a máquina produzindo poderá tanto aumentar o tempo produtivo útil quanto elevar a flexibilidade em mix de produção da empresa.

Dentre seus benefícios diretos estão a diminuição do lead-time produtivo, melhor balanceamento da linha, diminuição do tempo de reação à demandas do mercado, padronização do processo de troca, entre outros. Para aprender sobre a ferramenta, baixe nosso ebook gratuito!

 

Programa de 5 Sensos (5S)

 O programa de 5S é uma ferramenta essencial para empresas de todos os ramos. Este não está condicionado a investimentos palpáveis diretos, mas sim ao impacto e transformação de cultura dos profissionais e colaboradores na rotina da empresa. Juntos, os 5 Sensos formam um conjunto de procedimentos que se iniciam de forma prática, causando mudança física do ambiente de trabalho indo até a questões interpessoais, como o relacionamento entre colaboradores.

Essa ferramenta pode aumentar sua produtividade pois melhora as condições de trabalho e otimiza os fluxos de informação e materiais, reduzindo desperdícios. Para saber mais sobre cada um dos 5 sensos, temos esse post.

 

Gestão de estoques

A gestão dos estoques pode evitar desperdícios de capital acumulado ou de falta de atendimento de demanda. É importante definir qual é o nível ótimo de estoque com base em seu histórico de vendas, pois o excesso ou falta em quantidade de matéria-prima ou de produto acabado pode ocasionar tais desperdícios. Após definido o nível ótimo de estoque é importante gerenciar o estoque de modo a prever o tempo em que os materiais ou produtos vão girar.

 

Sequenciamento da produção

O sequenciamento é o estudo da ordem de entrada das tarefas a serem executadas em sistemas produtivos. As empresas buscam o desenvolvimento de sistemas de gestão da produção porque auxiliam no alcance das metas e visam eficiência da organização como: qualidade, redução de custos, aumento da produtividade e garantia de prazos de entrega cada vez menores. Para saber mais, leia esse post.

 

Layout – Arranjo físico

O estudo de layout, ou arranjo físico, estuda a localização física dos recursos produtivos com o objetivo de otimizar o fluxo de informações, materiais e pessoas no processo produtivo. Qualquer mudança no layout, até mesmo pequenas, pode afetar o fluxo do sistema.

Os benefícios de sua aplicação em uma empresa são obter um fluxo de informações eficiente, melhor utilização da área disponível, operações mais eficientes, entre outros. Temos um case de sucesso sobre a otimização de layout e esse post traz mais informações sobre o assunto.

 

Mapeamento de Fluxo de Valor

Essa ferramenta é considerada o primeiro passo para a implementação da manufatura enxuta – ou lean – pois ela oferece uma visão ampla dos processos produtivos da empresa, possibilitando uma análise de eficiência de cada um dos processos para identificar gargalos de produção. O gargalo de produção é caracterizado como o processo que limita o tempo total de produção, ou seja, a otimização do gargalo de produção reduzirá o tempo de produção. 

 

Kanban

O cartão kanban é um sistema de informações que indica a situação de um determinado processo. A forma mais tradicional de utilizá-lo é através de um quadro visual com cartões nas cores verde, amarelo e vermelho. A partir disso, ele mostra de forma clara e visual para o gestor da produção em que momento deve-se produzir ou parar de produzir um produto.

Os benefícios com a aplicação do Kanban são a redução de estoque de material em processo e consequente redução dos custos de armazenagem, identificação imediata de problemas de qualidade nos produtos, entre outros. Para saber mais sobre Kanban baixe nosso ebook.

 

A implementação dessas 7 ferramentas é um desafio para muitas indústrias pois, além da necessidade de conhecer muito bem cada uma delas para que gere resultados, é necessário implementar a cultura de continuidade tanto para os processos quanto para todos os colaboradores envolvidos. Por esse motivo, a opção de investir cada vez mais em empresas que consultoria que trabalhem junto à empresa está cada vez mais sendo valorizada no mercado.

Para melhorar o índice de produção do brasileiro, as empresas precisam investir em ações que faça que o sistema produtivo seja mais eficiente. A melhoria eficiência de fato impacta principalmente no lucro das empresas, pois consegue-se produzir mais com menos recursos. E então, vamos fazer o nosso país se tornar mais competitivo?

Outros posts